Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 09, 2007

Radar


Lauro Jardim

GOVERNO

Viana no Meio Ambiente?
A reforma ministerial não acabou: Lula quer sacar Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Por esses dias, renovou o convite para que Jorge Viana, ex-governador do Acre, assuma o posto.

Perto do presidente
Viana freqüentou todas as listas de ministeriáveis no fim do ano passado. As especulações iam da Defesa à Casa Civil. Aparentemente, Viana dançara. Mas só aparentemente. Viana, aliás, estava na comitiva de Lula em seu périplo ao exterior na semana passada.

Fase ternura
ACM está preparando o desembarque das suas tropas na base governista.

"Conde? Esquece..."
Já começaram as nomeações para indicados do PMDB ao segundo escalão. Uma delas, no entanto, não vai sair, embora os peemedebistas imaginem que seja pule de 10: Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro, não presidirá Furnas. "Conde? Esquece", disse Lula a um interlocutor na semana passada.

• OPERAÇÃO NAVALHA

A PF faz tchan e o Leão faz tchun
Sem alarde, a Receita Federal começou a autuar uma boa turma envolvida na Operação Navalha.

Sussurros e gramados
Em pânico com a escuta ambiental, dois protagonistas de retumbantes escândalos recentes passaram a tomar certos cuidados depois que grampos revelaram suas estripulias. Um deles só conversa depois de ligar o aparelho de som às alturas. E, paranóico, só sussurra. O outro indica ao interlocutor o amplo gramado de sua casa. Lá, duas cadeiras repousam à espera da conversa.

Renan, o rei do gado

O Ministério da Agricultura bem que poderia colaborar para decifrar mais um dos enigmas que cercam o patrimônio de Renan Calheiros. O senador apresentou declarações de renda que mostrariam ganhos de 1,9 milhão de reais nos últimos quatro anos com a venda de gado. Somente em 2006 teria vendido 784 cabeças. O mistério seria facilmente desfeito se o ministério divulgasse o número de guias de trânsito animal (GTAs) dos bois de Renan. A emissão de uma GTA é obrigatória quando é feita a compra de algum animal. VEJA tentou obter o número de guias emitidas na venda das vaquinhas do senador. O ministério informou que, devido à "carência de infra-estrutura" e à "falta de organização da papelada em Alagoas", esse levantamento não poderia ser feito em menos de cinco meses. O atual ministro da Agricultura é Reinhold Stephanes, do mesmo PMDB de Renan Calheiros.

• ELEIÇÕES 2008

Está na cara
Para quem ainda tem dúvidas sobre as intenções de Geraldo Alckmin em disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem: em Harvard, de onde acaba de voltar, Alckmin fez um curso e um "paper" sobre megacidades.

• ECONOMIA

Armínio nas bolsas
Vem aí a abertura de capital do Gávea Investimentos, de Armínio Fraga. O IPO (oferta pública de ações) já tem até banco escolhido para liderá-lo.

Peixes graúdos
Correm hoje em sigilo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alguns processos de informação privilegiada que atingem nomes de peso. São quatro operações investigadas, nas quais um famoso advogado de São Paulo e dois banqueiros estão encrencados. O advogado, aliás, está enredado em dois processos.

• COMPORTAMENTO

Seios bonitos e no crediário
O número ainda é irrisório, mas ainda assim chama atenção: das 700.000 cirurgias plásticas realizadas no Brasil em 2006, cerca de 2.000 foram parceladas em 36 vezes. Já existe até uma empresa especializada em abrir financiamento em prazos prolongados para plásticas. As aplicações de prótese mamária são as mais procuradas pela turma do crediário.

• LIVROS

A Ediouro avança
Está quase fechada a venda dos três selos da Editora Siciliano (Arx, Futura e Caramelo) e mais o site de venda de livros on-line da empresa para a Ediouro.

O Caçador 2, a missão
O novo livro de Kahled Hosseini, autor do sucesso O Caçador de Pipas, foi batizado de A Cidade do Sol. Será lançado no Brasil pela Nova Fronteira no fim de agosto. E terá novamente as guerras e crises políticas do Afeganistão como cenário. Nos EUA, o livro saiu com tiragem inicial de 1 milhão de exemplares. No Brasil, a primeira edição será de 250.000 exemplares. Para efeito de comparação: o Caçador saiu da gráfica com 40.000 exemplares e já vendeu mais de 1,2 milhão de livros.

• TELEVISÃO

Chávez e nós
Como a distância entre Brasil e Venezuela é de léguas e mais léguas e como Lula não é Hugo Chávez, a família Marinho não está preocupada. Mas as concessões de vários dos seus canais de TV expiram neste ano. Entre eles, a TV Globo do Rio de Janeiro e de Brasília.

Das traves para as galerias

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Leão: colecionador de arte

O treinador de futebol e ex-goleiro Emerson Leão vem arrematando obras de arte em leilões internacionais há algum tempo. Mas fica na retranca quando lhe perguntam o que anda comprando. Duas semanas atrás, sem alarde, o técnico abriu a carteira no leilão da Sotheby's, em Nova York: levou o quadro Carne à la Taunay, pintado por Adriana Varejão. Pagou pela obra 108 000 dólares (o preço mínimo era 70 000 dólares). A artista carioca tem obras nos acervos da Tate Modern e do Guggenheim – e agora também na coleção do ex-técnico do Corinthians.

Com Jan Theophilo
e-mail: ljardim@abril.com.br



Arquivo do blog