Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 09, 2007

MILLÔR

The image “http://veja.abril.com.br/130607/imagens/millor1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
NOHTAS FISCAIS


POEMINHA DO SEXAGENÁRIO
AGRADECIDO AO MILAGRE DA QUÍMICA MODERNA (e ao Che)

Tomei somente uma pílula
E minha tesão* é mais pura
Já sou como Che Guevara,
Endureço com ternura.

DECADÊNCIA DA ÉTICA

Apanhados em flagrante de usurpação do erário (dinheiros públicos), japoneses relapsos continuam a fugir da vergonha, se enforcando. Mas para a rígida moral japonesa – de quase 50% da população, um espanto – a vergonha continua. Exige haraquiri.

ASCENDÊNCIA DA ÉTICA

E no Brasil ninguém foge à vergonha de malfeitos, tomando atitude autopunitiva, escapando pela estreita porta do caminho sem volta? Claro que foge. Mas a mídia com pão e manteiga nem registra isso. Registro eu, aqui, cavalheiro sans peur e sans reproche, seja lá o que isso seja.

Noutro dia um deputado, apanhado ao mesmo tempo pelo mensalão, pela operação sanguessuga e pela navalha na carne (barba, cabelo e bigode), saltou do décimo andar do edifício em que morava, em Brasília.

Saltou pra dentro, é verdade. Mas já é um começo.

EXEMPLO INÚTIL

Santos Dumont, penitente e amargurado, dizem também que se suicidou quando teve consciência do que faziam com a pacífica aviação que ele ajudara a inventar. Até hoje nenhum diretor de TV tomou a mesma atitude apesar da utilização que se deu ao maravilhoso invento.

FREUD, DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELE

Uma: no início do século passado um neto chegou perto dele, Freud, e perguntou: "Vô, mulher tem perna?". Era assim que era. Claro que já tinha muita gente sabendo, e fazendo, o que era fleur-de-rose e boquete. Mas essa não era a do nosso amigo. Pergunta que não quer calar: como se atrevia ele a saber tanto sobre sexo? E como conciliar as lições que ele propagava com o sexo hodierno (!) que faz parte de qualquer vestibular? Isso quando não é praticado na creche. Ou no convento, pelos pedófilos de plantão.

Duas: Alma Mahler, a Viúva das Quatro Artes (Mahler, Kokoschca, Franz Werfel), quando casada com Mahler (gênio musical, mas maluquinho que se você desse um teco nele soava como copo de cristal), aconselhou-o a ir falar com Freud. Mahler foi. Ele e Freud ficaram umas duas horas andando e conversando num daqueles maravilhosos jardins austríacos. Uma semana depois Freud mandou a conta. Alma nunca mais falou com ele. Sempre que se referia a ele, perguntava a Mahler: "E como vai o idiota?".

LULA E A AUTOBIOGRAFIA DOS OUTROS

Na Índia, para todos os índios ouvirem (são índios, pois não?), Lula declarou que se tornou Ghandiano desde que leu um livro sobre a vida do extraordinário monarca (líder de mais de um bilhão de pessoas).

Vou mandar pro Lula um livro do Arthur Koestler contando algumas historinhas de Ghandi; a dos ternos que ele instruía os deputados a fazer em roca colocada no congresso, um terno que custava cinco vezes o preço de um terno comprado em Savile Row; a história das sobrinhas com que ele dormia pra resistir à tentação (sempre fracassava); a de suas viagens pra África do Sul em vagão de terceira (recheado de primeira), et cetera.



*
Coloquei a palavra tesão, que está em qualquer dicionário. Mas meu corretor eletrônico mudou para desejo. Meu computador é muito pudico.

Arquivo do blog