Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 02, 2007

A mesa-computador da Microsoft

O computador virou mesa

A Microsoft cria algo inteiramente novo: a mobília digital.
Com tela sensível ao toque, não tem mouse nem teclado


Carlos Rydlewski


VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
Quadro: Recursos da mesa
Da internet
Vídeo: como funciona

Enquanto o mundo espera o começo das vendas do iPhone, o revolucionário celular da Apple, prometido para este mês, a Microsoft trabalhou em silêncio em algo inteiramente inédito: a mobília digital. O novo item da lista de produtos inovadores sob a chancela de Bill Gates foi finalmente apresentado na quarta-feira passada. É algo como jamais se viu, exceto em protótipos que nunca saíram do laboratório – um computador em formato e tamanho de uma mesa de centro, chamado de Surface. De fato, como o nome em inglês sugere, é basicamente uma superfície plana de 30 polegadas (76 centímetros), sem botões nem teclado ou mouse. Todos os recursos são acionados por meio de movimentos naturais, realizados com toques da ponta dos dedos. Esse sistema, conhecido por touch screen, é o mesmo usado no iPhone. A interface amigável é a maior semelhança entre os dois produtos. Além do tamanho e das ambições maiores, o Surface surpreende com algumas de suas inovações. O computador reconhece e interage com outros aparelhos eletrônicos que estejam dispostos sobre sua tela. Uma câmera digital com tecnologia Wi-Fi colocada na mesa digital será identificada e poderá passar seus arquivos de foto e vídeo por transferência de dados sem fio para o Surface. Com gestos de mão, é possível ampliar, editar e arquivar as imagens. Ou enviá-las por e-mail.

Na descrição da Microsoft, a tela touch screen permite às pessoas "interagir com o conteúdo digital do mesmo modo que interagiram por toda a vida com fotos, desenhos e músicas: com as mãos, colocando objetos do mundo real no Surface". Em princípio, a mesa digital está destinada ao uso em estabelecimentos comerciais, sobretudo restaurantes. Nesses locais, sua utilidade é evidente, ainda que precise demonstrar sua eficiência no teste da vida real. A mobília digital pode ler etiquetas com códigos de barras, por exemplo. Dessa forma seria possível expor informações, com imagens e vídeos, sobre uma garrafa de vinho no momento em que a bebida fosse colocada sobre seu tampo de acrílico. A superfície poderia exibir ainda o cardápio, receber os pedidos e apresentar a conta no final da refeição. Com o uso da internet, a mesa serve até de local para uma partida de xadrez a distância entre dois jogadores. O fascinante é a possibilidade de usar peças de verdade, desde que recheadas de eletrônica capaz de interagir com o computador. Para o comércio, há outra aplicação: a comparação de preços entre produtos dispostos sobre a mesa.

Todos esses recursos são proporcionados por um computador, cinco filmadoras e um projetor acomodados na base do Surface. A partir de novembro, a mesa digital deve começar a ser instalada em estabelecimentos selecionados pela Microsoft nos Estados Unidos. Entre eles estão os hotéis da rede Sheraton, os cassinos Caesars Palace e o Rio All-Suite Hotel, em Las Vegas, os pontos-de-venda da operadora de celular T-Mobile e uma dezena de restaurantes. Cada máquina deve custar 10.000 dólares. A expectativa da Microsoft é conseguir preços bem mais baixos à medida que a produção ganhar escala.

As telas touch screen, apesar de suscetíveis a manchas e principalmente arranhões, têm sido o recurso encontrado pelos fabricantes de equipamentos eletrônicos para alterar a relação entre os usuários e as máquinas. Foi com essa tecnologia, que permite a eliminação de teclas e botões, que o iPhone, o telefone móvel da Apple, despertou o interesse de todo o planeta, ao ser apresentado em janeiro. Nos últimos seis meses, várias empresas lançaram dispositivos com tela por toque. Estimativa da empresa de consultoria americana Strategy Analytics indica que 40% de todos os celulares serão produzidos com tecnologia de touch screen até 2012. O Surface, da Microsoft, é um considerável passo à frente da concorrência. Não apenas por aprimorar a interface, mas por promover a conexão direta e simples com vários aparelhos. Criou também um novo conceito de computação, ao literalmente fundir a eletrônica de ponta com uma peça de mobília. "Nós vemos a tecnologia do Surface como parte de um segmento bilionário, com as telas sendo usadas tanto nas mesas como na superfície de espelhos pendurados em saguões", disse o principal executivo da Microsoft, Steve Ballmer, no lançamento da mesa digital. "Esse é o primeiro passo nessa direção."



COM CANETA E PAPEL


Peter Dasilva/The New York Times


A promessa de reproduzir no meio digital a confortável relação entre a caneta e o papel, tantas vezes repetida em vão, ganhou uma nova chance: um kit formado por caneta (foto ao lado) e papel digitais foi lançado na semana passada nos Estados Unidos. Nos testes, mostrou-se eficaz na função básica, a de repassar anotações manuscritas para o computador. Jim Marggraff, da LiveScribe, inventor com vários produtos inovadores no currículo, está convicto de que seu kit, vendido por 200 dólares, será popular entre estudantes. Será? Há cinco anos, Bill Gates previu que os laptops do tipo tablet, cujas telas podem receber anotações, seriam campeões de vendas em 2007. Errou feio. A venda de tablets representa menos de 1% do mercado.





Fotos Divulgação

Arquivo do blog