Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, janeiro 02, 2007

FH: Lula tem 'falação incessante'



O Globo
2/1/2007

Ex-presidente critica "estagnacionismo, essa coisa que não acontece nada"

O ex-presidente Fernando Henrique criticou ontem o que chamou de "estagnacionismo" provocado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o ex-presidente, sem citar o nome, Lula tem "falação incessante".

- Nossa ideologia é essa: uma ideologia de um partido transformador contra essa espécie de estagnacionismo, essa coisa que não acontece nada, só palavra, retórica, discurso. O Brasil cansou de discurso. Não quero me referir a pessoas, mas é uma falação incessante, sem resultado. Serra é o oposto disso. Resultado prático é o que precisamos propor - disse Fernando Henrique, logo depois da posse de José Serra (PSDB) como governador de São Paulo.

O ex-presidente, que chegou atrasado à posse, explicou a que se referiam as críticas de Serra à privatização do Estado.

- Ele não fez crítica à privatização. Entenda-se o que ele disse. É preciso despetizar o Estado, foi o que quis dizer. Houve o setor privado ocupando o Estado, e partido é um setor privado. Isso é que ele criticou.

FH negou que o discurso de Serra tenha sido declaração de candidato à Presidência:

- Ele não está pensando nisso, não. Está pensando, como qualquer brasileiro, nos problemas do Brasil. Tem eleição de prefeito. O Serra é responsável, sabe que o momento agora não é de presidente da República, é de governar bem São Paulo.

Depois de passar o governo a Serra, o ex-governador Cláudio Lembo (PFL) voltou a fazer críticas a seu antecessor, Geraldo Alckmin (PSDB):

- Me ofereceram uma Maserati e eu levei um Fusca 66 - afirmou, em seu estilo bem-humorado, citando a área financeira como exemplo dos grandes problemas que enfrentou.

Arquivo do blog