Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 27, 2007

Controladores de vôo planejam novo caos aéreo

A volta do caos

Controladores de vôo ameaçam paralisar
os aeroportos brasileiros a partir de fevereiro


Ricardo Brito

Antônio Milena/AE
Controle aéreo: baixos salários e sobrecarga de trabalho

Na semana passada, os controladores de vôo reuniram-se em assembléia e decidiram que o caos estará de volta aos aeroportos em fevereiro. Não sabem ainda se já nesta quinta-feira, dia 1º, ou a partir do próximo dia 15, às vésperas do Carnaval, quando o movimento de passageiros será mais intenso. Desde o acidente da Gol que matou 154 pessoas, em setembro, os controladores realizam uma espécie de greve branca contra as precárias condições de trabalho. O resultado ainda está na memória dos brasileiros: atrasos monumentais, cancelamento de vôos e muita confusão. A nova etapa de protestos promete ser muito mais radical. Os controladores ameaçam cruzar os braços, o que poderia paralisar totalmente o tráfego aéreo no país. A possibilidade de radicalização do movimento já foi comunicada ao ministro da Defesa, Waldir Pires, e ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno. Os controladores querem que o governo anuncie se pretende ou não desmilitarizar o serviço, a principal recomendação do grupo de trabalho criado para propor uma saída para a crise.

"A situação está chegando ao ponto em que ninguém segura mais ninguém", disse a VEJA um controlador de vôo que participou da assembléia. "Há colegas defendendo os mais variados tipos de ação para forçar o governo a resolver o problema." Os controladores são regidos por normas militares, o que impede a sindicalização e qualquer movimento de greve. A paralisação, portanto, pode ser apenas um blefe. Mas isso não muda muita coisa. Acuada pela suspeita de que o acidente da Gol foi motivado por negligência do controle aéreo, a categoria iniciou um movimento por melhores salários e passou a denunciar as precárias condições de trabalho. Os controladores não precisaram fazer greve. Como se sabe, bastou-lhes apenas seguir os regulamentos de segurança para que o caos se estabelecesse nos aeroportos.

Patricia Santos/AE
Atrasos e cancelamentos de vôo marcaram o fim do ano

"A gente autoriza uma decolagem a cada dez minutos em Congonhas. O resto do sistema entra em colapso", explica um controlador que é contra a greve total. Informado da ameaça, o ministro Waldir Pires reuniu-se no Palácio do Planalto com o presidente Lula antes de sua viagem a Davos e apresentou um esboço da proposta de desmilitarização do setor. O presidente determinou que o assunto fosse tratado com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na quinta-feira, Pires foi conversar com Dilma. Segundo a assessoria da Casa Civil, nem sequer trataram da proposta de desmilitarização. A conversa versou sobre outros temas referentes à burocracia do Ministério da Defesa. Ponto para o caos.

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