Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, janeiro 25, 2007

PLÍNIO FRAGA Postar é...



RIO DE JANEIRO - Os blogueiros da política são como os boleiros: estão lá, batendo bola na internet, sem compromisso nenhum além dos interesses próprios. Quem faz sucesso entre eles? Levantamento sobre os blogs da área de política mais acessados mostra em sétimo o do ex-deputado petista José Dirceu e em décimo o do ex-deputado petebista Roberto Jefferson. Eles ainda têm o que dizer?
Jefferson comenta temas nacionais e internacionais: "Bolívar não passou de um criador de republiquetas que deram em tiranetes do jaez de um Chávez. Viva dom João 6º, que construiu um Brasil com as dimensões que possui. Chávez é um herói de fancaria", escreveu.
Claro que se mete em política: "Gustavo Fruet ganhou a guerra na mídia, fez o provinciano líder Jutahy Júnior recuar e, se não for o presidente da Câmara, certamente será um novo grande líder nacional do PSDB", comentou.
José Dirceu define seu blog como "um espaço para discussão do Brasil". Está em campo oposto a Jefferson, ao menos na eleição para a presidência da Câmara. "O que de pior existe na política brasileira está se revelando na disputa: a hipocrisia e a mentira travestidas de ética, ou seja, o moralismo udenista", postou para criticar Fruet.
Dirceu vangloria-se de ser vanguardista desde que deixou Passa Quatro (MG): "Fui uma das primeiras pessoas a usar cabelo comprido, andar de sapato sem meia, usar jeans, ir à escola sem terno, sentar em cima de carteira, não levantava quando o professor entrava, misturar os homens com as mulheres, que eram separados, não aceitava o autoritarismo que existia".
Os escritos de Jefferson e Dirceu na internet são exemplos da definição teórica da realidade virtual: simulacro do real, negação da história, ilusão e exercício retórico. Prostrações por meio de "posts".

Arquivo do blog