Entrevista:O Estado inteligente

domingo, janeiro 21, 2007

AUGUSTO NUNES Um Bolivar de hospício

Um Bolivar de hospício
Ditador da Argentina no começo dos anos 80, o general Leopoldo Galtieri apreciava uísque e cinema. Viu o filme que conta a história do general George Patton e, embalado por meia dúzia de tragos, achou-se muito parecido com o colega americano. Algumas doses depois, resolvera retomar da Inglaterra, à bala, as Ilhas Malvinas. Só depois da derrota humilhante Galtieri entendeu que não tinha semelhanças com Patton. Era parecido com o ator George C. Scott, que interpretou no cinema o general de verdade.

Quem acreditou que venceria os exércitos ingleses, portanto, não foi um sargentão argentino. Foi um herói da Segunda Guerra. Essa divertida teoria do jornalista Elio Gaspari é a melhor explicação para a Guerra das Malvinas. Pode ser útil aos interessados em decifrar outras maluquices sul-americanas.

O venezuelano Hugo Chávez, por exemplo, chegou ao poder nos anos 90 já autonomeado "herdeiro político de Simon Bolivar". Logo decidiu que era muito mais que isso. Era a reencarnação do mitológico El Libertador.

A cópia é claramente inferior ao original. Bolivar prezava a liberdade e a democracia. Chávez é só mais um tiranete obcecado pelo poder sem limites. Homem refinado, Bolivar teve uma formação cultural cuja solidez contrasta penosamente com a indigência intelectual e a grosseria de Chávez.

Alheio às diferenças evidentes, a reprodução promete superar o modelo. Bolivar liderou boa parte do subcontinente na guerra de libertação que expulsou os colonizadores espanhóis. Hugo Chávez quer livrar a América do Sul, e depois o mundo, das garras do imperialismo ianque.

"Vou descontaminar o Mercosul", avisou ao pousar no Rio, quinta-feira, para a reunião dos integrantes do bloco. Chávez chegou pronto para assumir o comando, conceder uma carteirinha de sócio ao companheiro boliviano Evo Morales e mudar o rumo e o ritmo das coisas.

Sempre teve milhões de petrodólares no bolso. Agora tem uma idéia na cabeça: implantar na Venezuela, mais tarde em toda a América, depois no restante do planeta, o "socialismo do século 21". Ainda não explicou o que é ou como funciona seu invento ideológico. Pelo entusiasmo do criador, não é pouca coisa.

"O socialismo do século 21 é a grande arma para evitar a contaminação do imperialismo e do neoliberalismo", garante. Teria enfim surgido a versão ultramoderna do sonho soterrado pelos escombros do Muro de Berlim? "Não tem nada a ver com o socialismo adotado pela antiga União Soviética", limitou-se a despistar.

Seja qual for o país que governe, qualquer maluco no poder é um perigo. Merece atenções especiais. Um doidão abarrotado de petrodólares exige estreita vigilância. Controlada por Fidel Castro, uma ilha do Caribe quase desencadeou, em 1963, a Terceira Guerra Mundial. A Venezuela é maior, mais influente e mais rica que Cuba. Chávez tem menos juízo que Fidel. E pensa que é Simon Bolivar.

Isso ainda acaba mal.

Arquivo do blog