Ano começa ruim para Lula
Por Murillo de Aragão e Cristiano Noronha da empresa de consultoria política Arko Advice:
" A situação política de Lula piorou na virada do ano e as próximas pesquisas devem refletir essa situação. Nenhum dos seus movimentos recentes lhe trouxe vantagem. Vejamos:
* O pacote de obras e a operação tapa-buracos foram muito mal recebidos pelos formadores de opinião e, em conseqüência, repercutiram de forma negativa na sociedade;
* A entrevista ao Fantástico tampouco agregou valor. Não explicou nada e ainda passou uma imagem muito envelhecida para apenas três anos de poder;
* A iniciativa de gastar mais em propaganda também foi criticada e caiu mal junto a setores da classe média;
* As declarações de José Dirceu em relação à candidatura de Lula e ao PT e a situação de antigos aliados também são preocupantes;
* A repercussão negativa da fracassada convocação extraordinária também respingou no presidente.
Surgirá um "Pedro Collor"?
Apesar de o Risco Brasil ter caído, o risco político continua com tendência de alta. Além dos sinais provenientes das CPMI dos Correios, há outros fatores adicionais.
Sempre apontamos que um risco de agravamento estaria em uma eventual traição de aliado de Lula. A crise do mensalão está intimamente ligada à dinâmica da traição. Primeiro com Roberto Jefferson, depois com Marcos Valério. Agora, quatro ex-aliados estão emitindo sinais perigosos para o governo.
José Genoíno, ex-presidente do PT, estaria psicologicamente abalado e recebendo ajuda financeira de amigos. Sente-se abandonado, mas pretende retornar à vida pública como deputado federal.
O outro é Delúbio Soares, que está psicologicamente abalado e foi demitido do emprego que tinha na Secretaria de Educação de Goiás. Não anda nas ruas temendo ser reconhecido.
O publicitário Duda Mendonça perdeu alguns contratos com o governo federal. No ano passado fez uma das revelações mais bombásticas na CPI dos Correios. Disse que o PT pagou por seus serviços por meio de uma conta no exterior. Neste final de semana, a imprensa trouxe revelações sobre uma nova conta milionária do publicitário. Pressionado, Duda poderia fazer novas revelações.
José Dirceu, para quem o PT é uma "página virada" na sua vida, está em intensa campanha para limpar sua imagem. Longe do PT e querendo posar de bom rapaz, seu livro – que estará nas livrarias em breve – será uma bomba para o governo Lula. Resta saber de qual intensidade."