Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, abril 03, 2007

RENATA LO PRETE Hora de assoprar

Painel



A despeito das declarações oficiais em contrário, a cúpula do governo tem claro que sua relação com as Forças Armadas, em particular com a Aeronáutica, ficou para lá de trincada no episódio do acordo fechado para suspender a greve dos controladores de vôo. Por isso, além de colocar em circulação no noticiário a curiosa teoria segundo a qual não teria havido quebra de hierarquia, dado que esta "já tinha sido quebrada antes", o Planalto já se pôs em campo para amansar os militares insatisfeitos. A declaração elogiosa de Lula ao comandante da FAB, Juniti Saito, foi só o começo. Diferentes emissários estão cuidando de levar mensagens contemporizadoras aos brigadeiros.

Em missão. Atuando de maneira discreta desde que voltou à Câmara pós-mensalão, José Genoino foi um dos escalados para a operação "deixa disso". O deputado petista tem bom trânsito nas Forças Armadas.

De propósito. Militares que antes julgavam Waldir Pires apenas um "fraco", deixado no cargo tão somente pela dificuldade de Lula em demiti-lo, agora consideram a possibilidade de o ministro da Defesa ter sido peça de um jogo deliberado do governo para enfraquecer a Aeronáutica e apressar a desmilitarização do controle do tráfego aéreo.

Mordomo. O Planalto culpa Arlindo Chinaglia (PT-SP) pela decisão do ministro Celso de Mello que permitiu ressuscitar a CPI do Apagão Aéreo. Agora, admitindo que o plenário do Supremo tende a dar sinal verde à comissão, quer que o presidente da Câmara pilote as negociações para restringir os trabalhos.

Querosene. A base governista enxerga mais um complicador para a CPI: as disputas empresariais seguintes à compra da Varig pela Gol, que abririam um novo flanco de interesses contrariados para municiar a comissão.

Moita. Antes de explodir o novo apagão aéreo, o setor de comunicação social da Infraero programava um seminário a ser realizado em Salvador a partir de 18 de abril. Na sexta, havia gente aconselhando o cancelamento da iniciativa.

Arquivo do blog