Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 21, 2007

Transplante de retina detém degeneração macular

Visão para o futuro

Em fase experimental, transplante de retina
consegue conter a degeneração macular


Adriana Dias Lopes

Uma das maiores dificuldades da oftalmologia é encontrar um tratamento efetivo para a degeneração macular, principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Na semana passada, durante um congresso médico realizado em Sevilha, na Espanha, o oftalmologista Rubens Siqueira, pesquisador do departamento de retina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, apresentou os primeiros relatos de pacientes brasileiros submetidos a uma nova técnica para o controle da doença – o transplante de retina. A cirurgia consiste na retirada de 1 milímetro quadrado da camada mais externa da retina do próprio doente e o seu implante na mácula, a estrutura responsável pela visão central (veja o quadro). O objetivo é fazer com que o tecido transplantado assuma as funções das células da mácula e o paciente, assim, recupere o máximo possível da capacidade de enxergar. A técnica ainda é experimental. No mundo inteiro, foram realizados apenas quarenta transplantes de retina, sete deles no Brasil. Em metade dos casos, a doença foi estabilizada. Outros 30% dos pacientes registraram melhoras consideráveis na qualidade da visão.

"Serão necessários pelo menos mais dez anos para que o procedimento possa ser aplicado com segurança", diz Rubens Belfort, oftalmologista da Universidade Federal de São Paulo. De qualquer forma, é um grande avanço na busca por um tratamento para a degeneração macular, especialmente a do tipo seca, para a qual não há nenhuma terapia de cura. Essa forma da doença é responsável por 90% dos casos, o que equivale a 2,7 milhões de vítimas no Brasil. O outro tipo de degeneração macular é a úmida. Ambas se caracterizam pela diminuição no aporte de oxigênio para a mácula, provocada pelo envelhecimento. Como conseqüência, as células dessa região ocular morrem – o que leva o doente à perda da visão central e, nos casos mais graves, à cegueira. A diferença é que, na degeneração macular úmida, para tentar vencer a falta de oxigênio, o organismo cria uma rede anômala de vasos sanguíneos sob a mácula. "Além de ineficientes, esses vasos tendem a se romper com facilidade, o que acelera o processo de cegueira", diz Francisco Max Damico, oftalmologista da Universidade de São Paulo.

A medicina só oferece tratamento para portadores da degeneração macular úmida – e, mesmo assim, em situações muito específicas. De medicamentos a cirurgias com laser, as terapias disponíveis limitam-se a conter a proliferação da rede paralela de vasos sanguíneos. Ainda não se conseguiu desenvolver nenhum método capaz de reparar o dano causado pela morte das células da mácula. Se confirmado o sucesso das experiências feitas até agora, a chave pode estar no transplante de retina.


Arquivo do blog