Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 26, 2008

raDAR

Radar

Lauro Jardim 
ljardim@abril.com.br

 

Para Lula o que conta 
é o segundo turno

Decidido: Lula aparecerá na campanha de TV de Marta Suplicy logo no início do horário eleitoral gratuito. Nada de perder tempo, mesmo porque os tempos de liderança folgada de Marta na corrida eleitoral acabaram. Nos próximos quinze dias, ocorrerá uma reunião no Palácio do Planalto para decidir em que outras campanhas Lula mostrará a cara no vídeo. Serão pouquíssimas no primeiro turno. Já no segundo, a idéia é escancarar.

Lula: O que ele promete é ser 
comedido no primeiro turno 
das campanhas municipais, 
escancarado no segundo

 

• Eleições 2008

Efeito DD na arrecadação
A Operação Satiagraha está neste momento fazendo minguar as contribuições de campanha – tanto as doações oficiais quanto as de caixa dois. Empresários tradicionalmente generosos estão com medo de grampos e de acabar caindo em alguma operação da PF. Há campanhas paradas por causa disso.

 

• Operação Satiagraha

Coisas do Opportunity
Sabe a Danielle Silbergleid, apresentada como diretora jurídica do Opportunity? Pois é, a moça é bacharel em direito, não advogada. Nunca foi aprovada na prova da OAB. Não pode, portanto, exercer a advocacia. Embora, possa, claro, ser nomeada "diretora jurídica". Nada estranho num banco em que o banqueiro Dantas não é dono do banco, mas da marca Opportunity.

Caixa das campanhas 
Gustavo Fruet aproveitará a audiência da CPI do Grampo em agosto para perguntar ao delegado Protógenes Queiroz se no curso das investigações a polícia captou alguma conversa que tratava de financiamento das campanhas deste ano. A pergunta não é gratuita. Já chegaram informações aos deputados de que em ligações grampeadas pela PF durante as investigações se discutia o envio de recursos para campanhas.

 

• Brasil

Confusão à vista
O Ministério Público está apurando uma série de denúncias contra a Antaq, a agência reguladora do setor de transporte marítimo e de portos. A maior parte da investigação recai sobre a superintendência de Navegação da Antaq.

 

AP
Coelho pediu um "nada consta" à Receita para enfrentar os rumores de problemas com o Leão

• Livros

O Coelho e o Leão
Paulo Coelho lança O Vencedor Está Só nos próximos dias. Como nos últimos lançamentos de seus livros, Coelho não virá ao Brasil. Dará entrevistas em Paris, onde mora. Por causa disso, cresceram os rumores (fortes na Academia Brasileira de Letras) de que supostos problemas com o Leão é que o teriam afastado do país – e que ele poderia até ser preso se aqui desembarcasse. Prevenido, Coelho mandou tirar uma certidão na Receita com o "nada consta" e já a enviou a algumas pessoas.

 

• Economia

Ponto Frio à venda
Manoel Amorim recebeu mais uma missão dos controladores do Ponto Frio. Além de presidir a empresa, Lily Safra quer que ele arranje um comprador para o segundo maior varejista de eletroeletrônicos do país.

Arremates
A venda da rede de postos da Texaco ao grupo Ultra está para ser anunciada a qualquer momento.

Vazamento de gás
Pousou no Ministério de Minas e Energia um relatório feito pela ANP sobre as condições do gasoduto Brasil-Bolívia. É uma torrente de problemas que vão desde manutenção até vazamento de gás. Todo o cuidado é pouco: 75% da indústria paulista é abastecida com esse gás. Se as coisas não correrem bem ali, o Brasil pára.

Ganhando músculos
De uma só tacada, Alexandre Aciolly fechou na semana passada a aquisição da rede de academias paulista Fórmula e comprou mais três academias em Goiânia e Vitória. Todas serão incorporadas a sua rede, a A!BodyTech, que acaba de incluir entre os seus sócios Nizan Guanaes e João Paulo Diniz.

 

• Telecomunicações

Mudanças na TIM
A Telecom Italia interveio na TIM. De uma só tacada, cinco diretores estão indo para a rua. A matriz escolheu quatro italianos e um brasileiro para os postos. A missão deles não é exatamente fácil: em seis meses, a empresa terá de voltar a ganhar participação de mercado e lucratividade. Do contrário, mais mudanças virão. No último ano, a TIM viu a Claro se aproximar com rapidez. Uma diferença de apenas 600 000 clientes separa as duas teles – um virtual empate. Há um ano, essa distância era de 4 milhões de clientes. A impaciência dos italianos é grande.

Data imprópria
A propósito da Telecom Italia, foi desmarcado um encontro que o presidente mundial da empresa teria com Lula na semana passada. A Operação Satiagraha atropelou a reunião, marcada há dois meses: os italianos consideraram impróprio manter a conversa neste momento. O encontro foi remarcado para o fim de setembro, quando os italianos esperam que o Caso Daniel Dantas esteja em temperatura mais branda. Estará?

 

Colaborou Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog