Entrevista:O Estado inteligente

domingo, julho 27, 2008

Augusto Nunes-SETE DIAS

A rota da cadeia está no Código Penal


Os petistas rezam para que Daniel Dantas conte tudo o que sabe sobre as delinqüências ocorridas durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso. Mas só essas. Os tucanos rezam para que o dono do Grupo Opportunity conte tudo o que sabe sobre as pilantragens ocorridas na Era Lula. Mas só essas. O PT e o PSDB rezam para que o único banqueiro do mundo que, oficialmente, nunca teve banco nenhum conte tudo o que sabe sobre bandidagens das quais participaram figurões dos outros partidos. Mas só essas. O Brasil sem culpa no cartório exige que a polícia, o Ministério Público e o Judiciário façam Dantas contar tudo.

O chefe da quadrilha só será tentado a falar se topar com uma cela pela proa. A Polícia Federal só conseguirá provar que o réu é culpado se inverter a fórmula usada pelos americanos para engaiolar Al Capone. Ao constatar que seria difícil condená-lo por atropelar o Código Penal, os sherloques ianques esqueceram os assassinatos e extorsões para concentrar-se nas trapaças financeiras. Capone foi preso por ter lesado o Fisco. A PF precisa entender que será difícil prender Dantas por bandidagens financeiras e concentrar-se na história do suborno oferecido ao delegado. No caso do banqueiro sem banco, o caminho da cadeia passa pelo Código Penal.

Muitos aplausos e uma pergunta


Embora circunscrita a um pequeno lote de candidatos a prefeito, a primeira lista dos portadores de fichas sujas mostrou que a Associação dos Magistrados Brasileiros teve uma ótima idéia. Para os flagelados do apagão aéreo insultados pelo conselho famoso da então ministra do Turismo, por exemplo, foi um consolo devolvê-lo à candidata do PT paulistano. Mas Marta Suplicy não conseguiu, ou nem tentou, relaxar e gozar. Reincidiu no chilique.

Paulo Maluf fez de conta que não está na dianteira da corrida. Ressabiado com a quarentena na cadeia, o veterano craque não quer briga com juízes. Como a AMB informou que logo virão mais listas, ele acredita que não ficará muito tempo na liderança do campeonato brasileiro.

A continuação do recenseamento deverá transferir Maluf para o grupo intermediário. Ele seria ameaçado pelo rebaixamento se a AMB topasse preparar um levantamento dedicado à Assembléia do Rio. Quem está em vantagem, por exemplo, no formidável duelo entre Natalino Guimarães e Álvaro Lins? O homicida do DEM ou o quadrilheiro do PMDB?

A AMB merece aplausos do eleitorado, que merece uma explicação: o que esperam os magistrados para punir exemplarmente ao menos a turma alojada no topo do ranking nacional?


Reparos à nota sobre Dinamite


A coluna reproduz a mensagem enviada pelo leitor Alexandre José Costa de Oliveira: "Assinante do JB há mais de 40 anos, li o comentário sobre o deputado Carlos Roberto, atual presidente do meu querido Vasco da Gama. Fui conselheiro do clube nos últimos 20 anos. Nesse período, ele participou de uma ou, no máximo, duas reuniões. A tirania do Eurico Miranda foi implodida por um experiente parlamentar que nunca usou o plenário adequado – as reuniões do Conselho do clube – para expor idéias, debater os problemas do Vasco e denunciar possíveis irregularidades".

Arquivo do blog