Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 26, 2008

millÔR


Todo Juiz, mergulhado num julgamento de corrupção,
sofre um impulso de baixo para cima igual ao peso 
dos corruptos por ele inocentados

A LEI SECA E OUTROS MANDAMENTOS

Está vigindo (!) a tal de lei que chamam de Seca. E que, também copiando os Steits, do prefeito Giuliani, de Nova York, os burocratas do legislativo-judiciário cognominaram de Tolerância Zero. E que eu, que sou rendeiro, com a pele de carneiro, sei que é Intolerância 100.

A lei é estúpida como são todas, desde que se inventaram as leis. E, como sempre, em nome de punir alguns bêbados anônimos, acabam atingindo bêbados notórios como o artista Jaguar ("Confesso que bebi"). E acabaram com a liberdade de todos os teetotalers (ah, não sabem inglês? Então tá.).

Mas não vou discutir com os legistas, perdão, legalistas. Pois, logo logo, no dia seguinte, as estatísticas das repórteres da TV Globo comunicam que os acidentes de tráfego diminuíram 73%, os atropelamentos 66% e os adultérios 98%. E eu aceito estatísticas sem discutir, embora pessoas continuem se afogando em rios que têm em média 50 cms de profundidade.

Só me pergunto: será que o guarda, na calada da noite (ainda é calada, com esse esporro todo?), não vai inflacionar a sua cervejinha? Ou a nova lei vai conter também a natureza humana (ainda é humana, depois de tudo?)?

Quero apenas comentar, aqui e agora, a tese dos cínicos habituais de que essa é mais uma lei que não vai pegar. Pois eu, o otimista de sempre, pergunto logo: "Alguma vez, em algum lugar ou tempo, alguma lei pegou?".

Pode ser até que eu esteja exagerando, mas fiquemos só no chamado Decálogo, dado pelo Todo-Poderoso, Jeová, a seu profeta Moisés, no Monte dos Sinais. Aliás nem era um Decálogo, mas um Vintólogo, como provou Mel Brooks, num documentário sobre a famosa descida de Moisés. O chão era escorregadio, Moisés já estava meio velho, as tábuas (também não eram tábuas, era uma pedra) caíram no chão, quebraram, sobraram só 10 mandamentos. Pode ser que os melhores tenham se perdido, mas e os que sobraram? Pegaram? Não pegaram? Vocês decidem.

VEJAMOS

I – "Eu sou o Senhor que trouxe vocês das terras do Egito e os libertei da escravatura."

Observação. É apenas uma afirmação de poder, tipoManda quem pode, imitada muitas vezes depois: "Eu libertei vocês do semi-árido e os trouxe ao bolsa-família prometido".

II – Não terás outros ídolos diante de mim em qualquer forma imitando coisas que estão no céu, na terra ou embaixo d’água.

Observação. Ninguém deu bola e se começou a respeitar e até adorar qualquer pajé e padreco autorizado e ungido. Até o Bispo Crivela.

III – Não usarás o meu santo nome em vão.

Observação. Mas podes trabalhar com pseudônimo. Só numa lista simples temos 2 490 pseudônimos católicos (um santo por dia pra cada lugarejo).

IV – Respeitarás o sétimo dia (kiddush) afastando-se de atividades produtivas.

Observação. Com excesso de respeito se descansa não só aos domingos, mas até 35 dias, em forma de greve, recebendo salário inteiro e 30% de adicional.

V – Honrarás pai e mãe.

Observação. Cada um de cada vez depois da separação litigiosa.

VI – Não matarás.

Observação. Exceto oficialmente em certos estados americanos e se você for líder xiita e pegar pela frente algum homo sexual distraído ou uma mulher adúltera ("Pedra Nela!").

VII – Não cometerás adultério.

Observação. Mas uma vez ou outra poderás "Dar um tempo" ou "Procurar seu espaço".

VIII – Não roubarás.

Observação. A não ser em legítima defesa.

IX – Não prestarás falso testemunho.

Observação. Mas poderás ficar calado durante o interrogatório.

X – Não cobiçarás a mulher do próximo.

Observação. Mas não pecarás procurando a mulher do andar de baixo.

Arquivo do blog