Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, outubro 12, 2006

Miriam Leitão O governo e os gastos

O governo e os gastos No governo Lula estão todos mobilizados em desmentir - e criticar - qualquer idéia de corte de gastos. É que o item virou polêmica de campanha, principalmente depois que o economista Yoshiaki Nakano falou em corte de 3% dos gastos públicos.

Numa conversa que tive ontem a noite com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ele admitiu que no ano que vem, se houver qualquer risco de nao cumprimento da meta, os gastos serão contingenciados.

Ele contou também que a CPMF vai continuar pelo menos por 10 anos porque o governo nao pode perder receita e precisa dos recursos da contribuição inventada no governo passado para ser provisória. Guido conta que está preparando várias medidas de desoneração tributária, mas diz que nao pode anunciar agora porque dirão que é campanha eleitoral.

Tomara que sejam para valer mesmo, mas se o governo quer reduzir impostos, só mesmo cortando gastos. Dizer que não vai cortar gastos, mas vai reduzir impostos é querer iludir o eleitor dando só as boas notícias.

Arquivo do blog