Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 20, 2006

Luiz Garcia - Fatos e fotos



O Globo
20/10/2006

A exibição de armas e provas de crimes apreendidas com bandidos é tradição na polícia brasileira.
Tudo costuma ser feito com um capricho de mesa da festa de primeiro aniversário do primogênito. São trouxinhas de maconha cuidadosamente empilhadas, armas separadas segundo marca e tamanho, o nome da unidade policial escrito com cápsulas e cartuchos.

Nada de errado nisso: que mal existe na celebração de uma vitória contra o crime? E são fotos garantidas no jornal do dia seguinte. Pode ser otimismo demais, mas, sabe-se lá, a exibição de uma derrota da bandidagem pode até desviar algum adolescente do mau caminho.

Não deveria ser diferente quando o crime é político. É suposição gratuita e malandra se afirmar que simplesmente exibir provas materiais da má conduta agrava a situação dos culpados. Principalmente se os fatos relevantes são conhecidos e a tramóia está documentada, e já foram dados nomes a todos os bois.

Quatro anos atrás, um caminhão de dinheiro (R$1,3 milhão) foi encontrado no escritório do marido de Roseana Sarney, filha de José e pré-candidata à presidência da República. Ela desistiu da candidatura quando fotos das pilhas de notas foram distribuídas pela Polícia Federal e publicadas. Mas nunca falou em processar os jornalistas responsáveis. Sabia que seu problema era a existência da dinheirama, não a imagem das cédulas.

A Polícia Federal, como as estaduais, sempre divulgou ou permitiu fotos de dinheiro, armas, drogas etc. apreendidos em suas operações, e o atual ministro da Justiça jamais discordou disso. Por que, então, andam tratando como grave escândalo a divulgação, pelo delegado Edmilson Bruno, de fotos de parte de um monte de dólares e reais apreendidos com petistas?

Principalmente sendo já notório, e aceito sem discussão, que eles usariam o dinheiro para comprar um dossiê contra os candidatos do PSDB à presidência e ao governo de São Paulo.

Beira o ridículo alguém afirmar que as fotos têm importância crucial, superior à dos fatos - principalmente se esses ninguém desmente. Não por acaso, o TSE rejeitou um pedido do PT para que proibisse a publicação das fotos.

E não foi por incompetência dos autores que uma reportagem da revista "CartaCapital" não consegue provar uma conspiração da mídia (juntando os principais jornais de São Paulo mais O GLOBO e a Rede Globo) para supervalorizar a história do dossiê de R$1,7 milhão. Seria preciso mostrar que o dinheiro não existia e o dossiê era verdadeiro. Exatamente o contrário ficou provado, e o presidente Lula mais uma vez teve de mandar para casa uma leva de assessores culpados, digamos com piedade, de excesso de entusiasmo.

No fim das contas, e no que se refere a estas eleições, em que as favas já estão praticamente contadas, o caso tem zero importância. Sua única importância acabou sendo contrariar uma frase feita do jornalismo. Afinal, as fotos da trapalhada petista acabaram valendo muito menos do que mil palavras.

Arquivo do blog