Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 20, 2006

Alckmin deve endurecer o tom na reta final



O Globo
20/10/2006

Estratégia tucana é tentar mudar o voto de 20 milhões de eleitores que são indecisos ou votam nulo ou em branco

Numa mudança de estratégia para a reta final da campanha, a equipe de marketing do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, decidiu usar um tom mais contundente nos últimos programas no horário eleitoral gratuito: em vez de questionar apenas a origem do dinheiro para comprar o dossiê contra os tucanos, vai dizer que o valor de R$1,7 milhão encontrado com petistas num hotel de São Paulo tem origem num caixa ilegal do PT. A estratégia tem como objetivo tentar mudar o voto de cerca de 20 milhões de eleitores chamados de "flutuantes" pela campanha tucana.

Campanha tentará mostra que há tempo para virar o jogo

A nova estratégia foi discutida ontem, em São Paulo, na produtora que faz os programas de Alckmin. Participaram da reunião o publicitário Luiz Gonzalez e os deputados José Carlos Aleluia (PFL-BA), Ricardo Barros (PP-PR), Jutahy Junior (PSDB-BA) e Júlio Semeghini (PSDB-SP), além do coordenador da campanha, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). Alckmin almoçou com os parlamentares.

O público- alvo para esses últimos dias é um grupo de 10 a 20 milhões de "eleitores flutuantes" - indecisos, que votam em branco ou nulo e os chamados eleitores "light" de Lula. A avaliação no PSDB é que será preciso convencer esses eleitores da gravidade da suposta origem ilegal do dinheiro. Alckmin deve usar a argumentação nos últimos debates com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O marketing tucano deve tomar cuidado para que o PT não consiga direito de resposta. A intenção é usar o noticiário, que já aponta origem criminosa de parte do dinheiro apreendido pela PF, que identificou que uma parcela saiu do jogo do bicho.

A idéia dos tucanos é cobrar a afirmação de Lula dita ao jornal "Folha de São Paulo" de que, se o dinheiro do dossiê for da campanha, ele estará sujeito à punição da Justiça Eleitoral.

Outra decisão é passar a idéia de que Alckmin tem chance de virar o jogo e ganhar nos últimos dez dias de campanha. Para motivar o eleitor, será lembrado que no primeiro turno, a duas semanas para a eleição, Alckmin tinha só 21% dos votos.

- É fundamental passar a idéia de que Alckmin pode ganhar - resumiu um dos participantes da reunião.

O PSDB vai apontar contradições do governo. Por exemplo, tentar desconstruir a imagem de que Lula acabou com o desemprego. O PSDB vai tentar mostrar que Lula não cumpriu a promessa de criar 10 milhões de empregos e que hoje há 9 milhões de desempregados.

Arquivo do blog