Entrevista:O Estado inteligente

domingo, maio 20, 2007

VALDO CRUZ Falta de respeito

BRASÍLIA - A Polícia Federal já realizou só neste ano 48 operações. Foram presas nada menos do que 682 pessoas. Era de esperar, com uma ação dessa magnitude, um efeito persuasivo e intimidatório.
Nada disso. As organizações criminosas continuam operantes. Quanto mais sugam, mais querem roubar dos cofres públicos o seu, o meu, o nosso dinheirinho, como diria o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.
O fato é que beira ao escárnio completo a atuação dessas quadrilhas. Veja agora o caso dos envolvidos na Operação Navalha. Já se articulavam para fraudar as licitações de obras do PAC.
Não deixa de ser também uma falta de respeito com o eleitor a indolência de nossos políticos diante de mais um escândalo. À parte discursos inflamados, pouco se faz de concreto para limar da vida pública brasileira tais práticas.
Não é de hoje que o diagnóstico está feito. A Comissão de Orçamento permanece campo fértil para troca de favores entre o financiador de campanha e o parlamentar desesperado por recursos para se manter no poder. Sem falar naqueles em busca de enriquecimento.
Pois bem. Nenhum partido, nenhum, teve a disposição de, por exemplo, acabar com a interferência dos parlamentares na destinação das verbas do Orçamento.
O discurso contrário é até bonitinho -"o deputado sabe melhor do que ninguém as necessidades de seus eleitores". Balela. O governo de plantão quer é manter um instrumento de cooptação de sua base no Congresso. E os parlamentares, o poder de chantagear o ocupante do Palácio do Planalto.
Daí que não aprovam uma reforma política, instituindo fidelidade partidária e financiamento público de campanhas -que, já não há mais dúvidas, sairia mais barato para o contribuinte.
Até que o eleitor decida se insurgir, o negócio é esperar que a PF continue dando conta do recado.

Arquivo do blog