Às vezes, a história caminha guiada por fatores que o homem não pode
controlar
SEGUNDO A discutível opinião de alguns cientistas sociais, a
principal causa dos atuais problemas que levaram ao colapso de Toxu
foi a revolução econômica que alterou radicalmente os hábitos e os
valores dos toxumanos. As alterações foram minando as bases em que se
apoiava a sociedade, a começar pelo surto industrial que provocou
intensa migração de trabalhadores do interior para a capital, fazendo-
a inchar do dia para a noite como um tumor maligno. Pela primeira
vez, o povo toxumano conheceu, de fato, a miséria, dados os baixos
salários pagos aos operários por uma jornada que chegava a 15 horas
por dia e os obrigavam a morar em cortiços infectos, povoados de
lacraias, ratos e a alimentar-se de sopa azeda e pão mofado.
Enquanto isto, as descobertas científicas corroíam as certezas
seculares em que as pessoas se apoiavam, levando por água abaixo os
valores morais e religiosos: as meninas se prostituíam, enquanto as
famílias se desagregavam. Em compensação, uma nova idade (com
automóveis e eletricidade) surgia de dentro da velha, revelando um
novo tipo humano desinibido, que acreditava mais na livre iniciativa
do que em Deus, mais nas leis do mercado do que na ética. O país
modernizou-se, e, depois da máquina a vapor e da locomotiva, vieram o
avião, o tanque de guerra, o telefone, o cinema, o rádio, a
televisão. Isto no curso de apenas algumas décadas.
Em lugar do pensamento religioso, conservador e às vezes hipócrita,
brotou uma nova visão intelectual que questionava profundamente os
valores estabelecidos e propunha novas idéias que assustavam as
senhoras pias mas também os empresários e o militares. O mais
brilhante dos novos filósofos afirmava que valores como a compaixão,
a solidariedade e o amor ao próximo foram inventados pelos fracos e
covardes, pois os fortes amavam a luta, a festa e a guerra. "A vida é
impulso vital, não tem lógica; a lógica foi inventada para domesticar
a paixão, que é o verdadeiro motor da existência", afirmava ele.
Boa parte da juventude empolgou-se com essas idéias e passou a olhar
seus pais e avós como criaturas emasculadas que haviam renunciado a
viver a vida verdadeira. Não eram exemplos a ser seguidos.
Certamente nem todo mundo aderiu a essas idéias, mesmo porque a
maioria da sociedade é sempre conservadora, temerosa de mudanças que
comprometam sua segurança. Por isso, em resposta à nova filosofia ,
os padres e seus seguidores intensificaram a pregação da fé religiosa
e da moral tradicional.
Mas, como se sabe, a história não aprende a caminhar nos tratados de
filosofia. Ela muitas vezes caminha à doida, guiada por fatores que o
homem não pode controlar. E assim surgiu uma nova geração de jovens
rebeldes que passou a fazer, em canções e baladas, o elogio dos
alucinógenos. Era como se dissessem: "O futuro é dos porcos e o
presente é nosso".
Sempre houve em Toxu quem consumisse drogas. Mas, desta vez, eram
milhares e milhares de garotos e garotas que, pelo país afora,
aderiram a elas. Em face da crescente demanda, o tráfico ampliou-se
rapidamente e, com ele, a cobiça e a disputa pelos pontos de droga.
Cresceu também a repressão policial e a corrupção da polícia pelos
traficantes, que agora dispunham de dinheiro a rodo para comprar
também juízes e políticos. Na verdade uma nova força econômica
emergira no planeta, e fora da lei. Por isso, não podem recorrer a
ela para resolver suas disputas: têm que fazê-lo pelas armas, num
jogo de vida ou morte.
Deste modo, uma guerra sem quartel alastrou-se por quase todo o país,
pondo em risco a vida da população, que passou a viver em permanente
estado de pânico.
O amplo consumo aumentou as conseqüências derivadas da droga, pois,
embora na maioria das pessoas apenas provoque excitação, em muitas
provoca surtos psicóticos. Assim foi que se multiplicaram os casos de
netos assassinando avós, filhos matando pais, jovens suicidando-se em
estado de delírio. Nem por isso a gente de classe média alta e os
ricos -os maiores consumidores de drogas- desistiram de comprá-las.
Depois de alguns anos, a disputa pelo mercado de tóxicos estendeu-se
a cada bairro, a cada avenida, a cada viela -e que o sangue corria
pelas sarjetas como a água da chuva. Ao fim de poucos anos, o que
restava da gente toxumana eram trastes humanos vagando por cidades
fantasmas.
Para alguns estudiosos, porém, isto não passa de maledicência, pois o
que de fato tirou Toxu do mapa foi, segundo eles, a erupção do vulcão
Ékstazy ocorrida no ano 3005.