Entrevista:O Estado inteligente

domingo, outubro 15, 2006

Paixão, generosidade e coragem JOSÉ SERRA




Sempre respeitei e admirei Fernando Gasparian, na generosidade e na coragem de defender posições contra a corrente, no patriotismo


SÁBADO DE madrugada, em São Paulo, caminhava com amigos queridos até o monumento a Franco Montoro, ao lado da Assembléia Legislativa, para espairecer. Dentro dela, no hall silencioso, a despedida de alguém ilustre da política e da história da mídia no Brasil: Fernando Gasparian.
Rodava em minha mente uma espécie de "clipping" do passado, com lances e mais lances compartilhados; entre eles, o momento em que o conheci, em 1962. Eu tinha 20 anos e acabava de ser eleito presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Gasparian, importante empresário têxtil, tinha sido presidente da UEE uns dez anos antes, e o procurei para pedir socorro: íamos ser despejados da sede. Ele aceitou pagar o aluguel da casa. Rubens Paiva, empresário da construção civil, depois deputado, em seguida cassado e, mais adiante, assassinado nos porões da ditadura, topou pagar as contas de telefone, por sugestão do Fernando.
Com isso, pudemos seguir na atividade febril de organização e agitação entre estudantes. Eram tempos agitados: ecos radicalizantes da Revolução Cubana, muro de Berlim, Guerra Fria, inflação alta e economia em desaceleração, reforma agrária na pauta e movimento sindical ativo, comandado por janguistas e pelo Partidão.
Gasparian era, para todos os efeitos, a encarnação viva daquela entidade tão valorizada pela esquerda ortodoxa: a burguesia nacional. Era nacionalista e combativo, vivia defendendo teses sobre a economia e promovendo articulações com entidades de classe empresariais. Mas era minoria, bem minoria, entre os empresários.
Depois do golpe de 1964, esteve à frente dos ataques à política econômica do governo Castello Branco, ajudando a criar o clima que abriu caminho para a guinada algo heterodoxa do novo ministro da Fazenda, Delfim Netto, já no governo Costa e Silva.
Eu morava no Chile, no início dos anos 70, quando o reencontrei, já transformado em editor, fundador do semanário "Opinião", que virou o principal porta-voz do pensamento crítico em relação ao regime militar.
Anos depois, nos EUA, convidou-me para editar um livro sobre a América Latina para a Paz e Terra. Perto de voltar ao Brasil, no final da década, publiquei artigos numa revista editada por ele e dirigida pelo Janio de Freitas: os "Cadernos de Opinião".
O "Opinião", a editora, a "Revista Argumento" e os "Cadernos", frutos de sua apaixonada obstinação pela democracia e o desenvolvimento nacional, ajudaram a abrir frestas nos muros do regime autoritário.
Nos tempos do PMDB, Gasparian, membro da Executiva Estadual do partido, teve um desgosto: convidado por Montoro para presidir a Eletropaulo, seu nome foi vetado pelo governo Figueiredo, que ameaçou com retaliações contra as companhias elétricas paulistas. Assim, não participou do governo, mas se elegeu deputado federal Constituinte, em 1986.
Duas circunstâncias nos distanciaram nessa época, a primeira por culpa exclusivamente minha. Numa noite, no final de 1983, jantando com ele em Ibiúna, na casa do Fernando Henrique e da Ruth Cardoso, discutíamos os rumos do governo Montoro. Eu era secretário do Planejamento, estava tenso diante das dificuldades financeiras do Estado em meio a uma crise econômica que combinava superinflação com estagnação e desemprego e defendia o aumento de um ponto percentual do então ICM como forma de atenuar o sufoco fiscal do governo.
Gasparian argumentou contra, defendendo uma redução, e não o aumento do imposto. Reagi de forma arrogante, e o mal-estar criado, infelizmente, veio a revelar-se duradouro. Depois, na Constituinte, tivemos divergências e embates sobre o sistema financeiro, sobretudo quanto à fixação constitucional do teto de 12% para os juros, a que me opus com veemência. No plenário, encaminhei contra, mas ele venceu, e o dispositivo sobre os juros foi incluído na Constituição. Mais de dez anos depois, como senador, fiz uma emenda, aprovada, para suprimir esse dispositivo.
Enfim, criou-se um contencioso por causa de diferentes e apaixonadas visões sobre a economia que infelicitou de vez a antiga amizade, apesar de meus esforços em contrário nos anos seguintes. Por que esses esforços?
Pelo carinho da relação antiga e porque sempre o respeitei e admirei, na generosidade e na coragem de defender posições usualmente contra a corrente, no patriotismo, na valorização da economia da produção e do emprego, hoje, aliás, tão vilipendiados pelo pensamento e pela prática dominantes em nosso país.
Nos últimos tempos, tudo foi ficando mais ameno -ele, inclusive, aprovou a decisão de sua filha, a diplomata Helena Gasparian, de aceitar meu convite para ser secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. Pude, assim, desfrutar da incrível delicadeza da Helena, de seu talento profissional e de seu gosto pela vida pública, bem como da aproximação indireta com o pai, que dela tanto se orgulhava.

Arquivo do blog