Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, outubro 12, 2006

Marilena Chauí prepara-se para a invasão dos hunos-

Blog Josias 12/10

   Portal Vermelho
A filósofa protopetista Marilena Chauí acha que as eleições presidenciais deste ano da graça de 2006 realizam-se em cenário pré-medieval. Diz que apoiadores de Lula são "apedrejados" nas ruas, "levam soco na cara e no estômago". Afirma que a Justiça Eleitoral porta-se de maneira "repressiva e policialesca". E enxerga uma ofensiva da mídia contra Lula.

 

Chauí está especialmente preocupada com o debate que Lula e Alckmin farão no dia 27 de outubro, na Globo. Receia que a emissora possa desferir algum golpe baixo contra o seu candidato, editando o debate à maneira de 1989, quando do célebre confronto televisivo Lula X Collor.

 

Enfim, Marilena encontra-se em estado de alerta máximo contra a iminente intromissão dos hunos na cena eleitoral. Em "Origens e Fins", Otto Maria Carpeaux prescreve Erasmo como remédio anti-ações bárbaras: "Contra os bárbaros não nos defenderão outros bárbaros. Devemos opor-lhes uma melhor fé, uma melhor justiça, o nosso próprio espírito e a nossa própria vida."

 

Chauí prefere dar de ombros para Erasmo. Trocou a filosofia e a pena por armas metafóricas: "Eu estou de armadura e lança em punho, porque estou esperando todas essas barbaridades", disse ela ao portal Vermelho , do PC do B. Leia abaixo a entrevista:

 

- A mídia vai radicalizar o discurso anti-Lula e a pregação conservadora?
Eu acho que sim. Tudo se torna mais acirrado, e a distinção esquerda-direita fica mais acirrada também. A mídia ganha os contornos que teve na eleição do Collor. Estou só esperando o momento em que vai haver o debate na Rede Globo - e a Rede Globo vai editar, transmitir uma edição do debate. Vocês eram muito jovens. Vocês não se lembram, vocês não sabem o que foi feito naquela ocasião.

- Sabemos, sim...
Eu estou de armadura e lança em punho, porque estou esperando todas essas barbaridades.

- A concentração da campanha na TV não impossibilita o debate de propostas?
O que eu acho é que, como o TSE passou a exercer uma atitude verdadeiramente repressiva e policialesca, o número de debates se reduziu muito - a discussão de idéias na rua, a presença da eleição no espaço público. No Brasil inteiro, com tanto receio de que houvesse uma repressão por partes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do TSE, houve uma espécie de grande silêncio. Afora a televisão, nada mais acontecia. Penso que, nos próximos dias, essa situação poderá sofrer uma alteração, com a presença de uma militância mais aguerrida nas ruas. Eu fui informada, por dois colegas, das agressões que os petistas estão recebendo.

- Aqui em São Paulo?
Aqui em São Paulo, na Avenida Paulista. Uma menina que tinha o adesivo do Lula no carro foi apedrejada. Um rapaz que estava usando um distintivo levou soco na cara e no estômago. Foi assim na eleição do Collor. A gente saía e levava pancada. Riscavam o carro da gente, quebravam a janela, batiam nas portas das casas. Foi uma coisa terrível. Vocês são muito jovens e não sabem como foi. Mas foi assim. Agora eu preciso ir embora. Prometi à minha mãe que vou vê-la.

Arquivo do blog