Entrevista:O Estado inteligente

domingo, outubro 23, 2005

Cresce percepção da responsabilidade de Lula na corrupção

fsp
Cresce percepção da responsabilidade de Lula na corrupção DA REPORTAGEM LOCAL

Além de sofrer leve piora em sua avaliação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais identificado como responsável pela existência de escândalos de corrupção em seu governo.
Entre agosto e outubro, segundo o Datafolha, a taxa dos que atribuem a Lula muita responsabilidade nos casos de corrupção aumentou quatro pontos percentuais, passando de 29% para 33%.
A percepção de que Lula tem muita responsabilidade na corrupção aumenta de acordo com a escolaridade (de 31% entre os que têm ensino fundamental para 46% para aqueles com nível superior) e a renda (de 30% entre os ganham até cinco salários mínimos para 48% entre os que ganham mais de dez salários).
Já o percentual daqueles que consideram que Lula não tem nenhuma responsabilidade nos casos de corrupção caiu para 14%, taxa cinco pontos menor do que a verificada em agosto (19%) e sete pontos percentuais menor que a de 1º de março de 2004.
A percepção sobre a existência de corrupção no governo de uma forma geral, no entanto, permanece estável: 81% acreditam que há casos na gestão Lula, uma oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação à taxa apurada na pesquisa anterior (83%).
Ao mesmo tempo, houve um forte aumento na percepção de que o partido de Lula, o PT, atrapalha a administração do país.
Poucos meses depois de tomar posse, em abril de 2003, apenas 6% dos brasileiros diziam que o PT atrapalhava "muito" o trabalho do presidente. Hoje, esse percentual está em 44%. O percentual dos que acreditam que o PT atrapalha "um pouco" aumentou de 10% para 20% entre 2003 e a pesquisa feita na semana passada.
Uma maioria de 64% acredita que o partido, diretamente relacionado aos escândalos, acaba atrapalhando Lula de alguma maneira. Esse patamar é parecido mesmo entre os simpatizantes do próprio partido: 61% dos petistas acham que o PT atrapalha Lula.
Quando se fala na eleição de 2006, a maioria dos brasileiros (62%) concorda que, caso Lula se candidate à reeleição, o PT vai atrapalhar mais do que ajudar. Mesmo entre os simpatizantes do partido, 50% acreditam que o PT vai atrapalhar o projeto de reeleição; 42% acham que vai ajudar. Só 18% dos entrevistados na pesquisa acham que o PT está ajudando (para 6% ajudando muito; para 12%, pouco).

Arquivo do blog