Entrevista:O Estado inteligente

domingo, outubro 30, 2005

Rigotto enfrenta Garotinho DORA KRAMER

OESP

 

Daqui a dois meses e meio, na segunda quinzena de janeiro, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, tira uma licença de um mês do cargo e se inscreve nas prévias do PMDB para tentar a indicação do partido como candidato a presidente da República.

"Posso perfeitamente ser de novo uma grande zebra, representar uma novidade, a alternativa a esta polarização entre PT e PSDB", diz ele, referindo-se à campanha para o governo do Estado em 2002, que começou partindo de um patamar de 2,5% nas pesquisas e terminou batendo os dois adversários, Olívio Dutra e Antônio Brito, que dividiam as preferências do eleitorado com 40% cada um.

Por enquanto, Germano Rigotto é o único adversário interno de Anthony Garotinho, cuja inscrição nas prévias foi feita há dez dias para marcar posição e garantir espaço para sua candidatura desde já.

Na opinião de Rigotto, um lance de efeito, já que o prazo de inscrição vai até 15 de fevereiro. Mas, como a batalha da comunicação é essencial na guerra eleitoral, o governador resolveu sair do recolhimento que se havia imposto e, ainda um pouco reticente, assumir o desejo que alimenta há tempos.

Sem apoio integral no partido, cujas alas manifestam preferências diversas, mas sustentado na significativa rejeição interna ao nome do ex-governador do Rio de Janeiro, Germano Rigotto admite a candidatura, mas ainda não assume atitude de pré-candidato.

Reconhece que tem desvantagens em relação a Garotinho, sendo a principal delas a impossibilidade de deixar o governo agora para se dedicar à campanha: seja percorrendo os Estados em busca de apoios nos diretórios e entre os cerca de 25 mil votantes País afora, seja cuidando de se tornar conhecido do eleitorado em nível nacional.

"Garotinho faz um ótimo trabalho para o partido, que é garantir a realização das prévias e a consolidação da tese da candidatura própria. No momento ele está sozinho na disputa porque tem disponibilidade de tempo, conta com forte estrutura, é oriundo de um Estado politicamente importante e conta com índices nas pesquisas resultantes de disputas anteriores", analisa.

Germano Rigotto não superdimensiona seu capital, mas também não o considera desprezível: "Tenho mais identidade com o PMDB, onde estou desde 1974, não conto com rejeição nem sofro questionamentos de qualquer ordem, moral ou política. Como a campanha para valer ocorre no rádio e na televisão, meu potencial de crescimento acaba sendo uma grande vantagem."

Mas isso é coisa para uma etapa posterior às prévias do dia 5 de março de 2006, assim como prefere aguardar a transposição dessa fase para abrir negociações concretas com outros partidos visando à formação de alianças.

Conversas aqui e ali, pelo telefone e em encontros episódicos, Rigotto já vem tendo com o PFL, o PDT e o PPS. "O PMDB não pode se isolar."

Mas, e se o PMDB resolver, como já ocorreu em eleições anteriores, isolar seu candidato e abandoná-lo em troca de parcerias mais proveitosas?

"Isso foi em outras épocas e guarda mais relação com as circunstâncias dos candidatos do que propriamente com uma suposta vocação do partido para cristianizar os seus."

Além do mais, o governador sente desta vez um desejo muito mais firme do PMDB de conquistar o poder do que de continuar sendo sócio minoritário do governo dos outros.

"Quem imagina que o partido fala em candidatura própria só como estratégia de valorização eleitoral para negociar seu apoio vai ser desmentido pelos fatos."

Cita, como exemplo, o cronograma já oficializado das prévias. Daqui a um mês, em 30 de novembro, todos os diretórios deverão escolher os locais de votação e, no dia seguinte, formalizar o registro junto ao Diretório Nacional.

Em 15 de fevereiro acaba o prazo de inscrição dos candidatos, dez dias depois é publicado o edital de convocação, em 5 de março realiza-se o primeiro turno e, se houver necessidade, no dia 12 os finalistas disputam a vaga no segundo turno.

Vetos ao léu

O senador Marco Maciel pesquisou nos escaninhos do Congresso e descobriu que existem 500 vetos presidenciais pendentes, à espera de votação.

São relativos a 86 projetos de lei (há mais de um veto em cada projeto) dos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio da Silva. O atraso, portanto, remonta ao ano de 1994.

"É evidente o prejuízo que isso traz à segurança jurídica do País, pois o processo legislativo fica inconcluso", diz.

A razão do passivo, explica o senador, é a redução do quantidade de reuniões conjuntas da Câmara e do Senado que, pela Constituição, são responsáveis pelo exame de vetos presidenciais e pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Orçamento e da concessão de créditos suplementares.

Até 2001, o Congresso também era obrigado a se reunir para votar medidas provisórias, agora examinadas separadamente pela Câmara e pelo Senado.

Marco Maciel apresentou há 15 dias uma emenda constitucional para que os vetos obedeçam à mesma sistemática, dispensando a análise conjunta do Congresso.


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