Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 21, 2005

Lucia Hippolito Dirceu tenta de tudo


Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:

 

"Em meados de julho deste ano, o deputado José Dirceu ameaçou "arrastar junto o Brasil", caso fosse chamado a depor na CPI.

 

De lá para cá, Dirceu vem se esforçando ao máximo para cumprir a promessa. Há semanas ele mantém o país em suspenso por conta do andamento do processo que pode levar à cassação de seu mandato.

 

Vem tentando de tudo, todas as manobras, todas as chicanas, para adiar o inevitável. E o inevitável é o encontro de José Dirceu com seu destino, no plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada a cassação de seu mandato.

 

Dirceu sabe que já foi condenado pela opinião pública. E como os deputados estão muito sensíveis às manifestações da opinião pública, a aposta é que Dirceu será cassado.

 

Por isso, o deputado tem feito uma verdadeira peregrinação de simpatia e boa vontade. Tem até constrangido pessoas a promoverem reuniões para que ele possa expor seus argumentos. Convocou uma entrevista coletiva, participa de programas de TV, dá entrevistas à emissoras de rádio, numa corrida contra o relógio.

 

Se conseguir convencer a opinião pública de que é não é culpado, Dirceu espera que esta mesma opinião pública influencie o voto dos deputados.

 

Ao mesmo tempo, escreve aos 512 deputados, apresenta sua defesa, pede justiça.

 

Mas não é só. José Dirceu é homem conhecedor de muitos segredos de aliados e de adversários, e não hesitará um segundo em usar esses segredos para conseguir votos a seu favor.

 

Acontece que o voto no plenário da Câmara é secreto. E sendo assim, periga Dirceu ser cassado com ajuda até mesmo dos partidos da base aliada. Isto porque firmou-se a convicção de que a cassação de José Dirceu é o sinal mais importante de que a Câmara está disposta a cortar na própria carne para dar uma satisfação à sociedade brasileira.

 

Além disso, parte importante do governo Lula quer pacificar a vida política, restabelecer relações mais civilizadas com a oposição.

 

Enfim, os estrategistas do Planalto consideram a presença de José Dirceu um estorvo, um inconveniente, um empecilho ao prosseguimento do projeto que está realmente interessando ao governo Lula: o projeto de reeleição do presidente.

 

Assim é a vida. Lula jamais teria chegado à presidência da República sem a dedicação total de José Dirceu.

 

E agora, Lula jamais continuará na presidência da República por mais quatro anos se não se livrar da companhia incômoda de José Dirceu."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog