Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 21, 2005

Clóvis Rossi - Bandeira 2

Clóvis Rossi - Bandeira 2


Folha de S. Paulo
21/10/2005

Bem feitas as contas, a grande bandeira do governo Lula/PT será o caixa dois. Não se preocupe, petista hidrófobo (pena que sejam cada vez menos; eram tão divertidos), não estou acusando o PT de ter inventado o caixa dois. O grande mérito do lulo-petismo é tê-lo transformado em "cult", quase charmoso.
É verdade que um companheiro de viagem com a bagagem jurídica de um Márcio Thomaz Bastos ensina que caixa dois é coisa de "bandido". Mas o PT e o governo não se incomodam nadica com o banditismo associado ao caixa dois. Defendem-no como, digamos, crime menor. E exigem que se diga não que são inocentes e puros (o que seria impossível ante tudo o que já se comprovou), mas que são iguais aos outros no uso de "dinheiro não-contabilizado" (bandido fino não fala palavrão, como caixa dois, não é, dr. Márcio?).
Trata-se, numa ponta, de última linha de defesa, na medida em que o PT não pode alegar inocência. A defesa de Delúbio Soares, levantada por Mônica Bergamo e ontem publicada por esta Folha, deixa claro que o pecado não é só dele, mas da instituição PT. Quase todos sabiam.
Mas há também uma cortina de fumaça nessa última linha. Só mesmo a velhinha de Taubaté acreditaria que os recursos do caixa dois saíram de Marcos Valério ou de empréstimos bancários. Como ela já morreu, ninguém mais acredita.
Esse dinheiro, ou veio de estatais, ou de empresas privadas interessadas em ficar bem com o governo. Parecido com a bela injeção de capital que a Telemar fez na empresa do filho do presidente. Alguém aí acha que se trata de uma espécie de Bill Gates caboclo a ponto de despertar tamanho interesse na empresa de telecomunicações? Da mesma forma, alguém acha que o Land Rover foi doado a Sílvio Pereira porque se viu nele o embrião de um estadista?
Se se apurar quem irrigou o "PTduto", vai-se ver que caixa dois não tem o charme com que o o lulo-petismo trata de embrulhá-lo.

@ - crossi@uol.com.br

Arquivo do blog