Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, agosto 16, 2007

Celso Ming - Surra



O Estado de S. Paulo
16/8/2007

O ministro Guido Mantega tenta acalmar os nativos perplexos com os estragos provocados na Bolsa pelo vendaval externo: “Essa crise não preocupa; temos balas na agulha.”

Balas na agulha, no caso, são as reservas amontoadas nos últimos dois anos pelo Banco Central, hoje próximas dos US$ 160 bilhões. Como o nome está dizendo, reserva é gordura para ser usada nos tempos de agrura, como podem ser os atuais.

Alguns administradores de fundos internacionais de investimento vêm cantarolando a mesma cançoneta: que, terminada a tempestade, os mercados emergentes estarão melhores do que os mercados ricos. A Pimco, a maior gestora de títulos de países emergentes, por exemplo, acredita que o balanço final será favorável para países como o Brasil, que no momento ostentam invejável blindagem. Se houver corrida ao dólar aqui, o Banco Central teria de onde tirá-lo sem provocar anemia no organismo.

Ontem, a Merril Lynch apresentou uma pesquisa feita em Nova York entre 2 e 9 de agosto (já em plena crise) com 181 administradores de fundos de investimento. Lá foi dito que os mercados emergentes são mais atraentes do que os dos países ricos. Nada menos que 50% apontaram o Brasil como o preferido no Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

Também ontem, o diretor da Hedging-Griffo, André Freitas, disse que está apostando em que, “passada a turbulência, a fuga para a qualidade virá para o Brasil”.

Dá para acreditar?

Por enquanto, acontece o contrário. A crise se concentra nos países ricos, especialmente nos Estados Unidos, mas os ativos de países emergentes estão sendo açoitados com mais crueldade.

Mas isso não tem nada a ver com as condições da economia dos emergentes. Tem a ver com a conveniência dos detentores de ativos. Quando falta cobertura para uma chamada de margem, o investidor tenta vender seu estoque de créditos ruins, entre os quais, os subprime. Como, numa hora dessas, não consegue passar o mico para a frente, faz dinheiro com ações de primeira linha dos países emergentes: bate em Petrobrás, Vale, Gerdau. É como a tia aflita que passa nos cobres as jóias da vovó para pagar a prestação atrasada da geladeira.

É por isso que a Bolsa brasileira tropeça mais e com maior volatilidade do que a Bolsa de Nova York. Desde o dia 27 de julho, o Ibovespa caiu 11% enquanto o Índice Dow Jones caiu 5%.

Mas está correto o raciocínio do ministro, que desta vez coincide com o do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Depois da borrasca, a economia brasileira sairá mais inteira porque não tem tanto rombo para tapar e porque não fez tanta lambança com o dinheiro dos outros. (A que está fazendo é só com o nosso.)

O problema é que não se sabe até onde isso vai. Nem quanto da economia real dos países ricos será danificada. Hoje se desconfia de que tudo não passe de um gigantesco desmonte de posições e não de uma crise do capitalismo mundial, como afirmam os mais pessimistas. Vá saber...


Arquivo do blog