Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, agosto 03, 2007

Virada carioca


Artigo - Nelson Motta
Folha de S. Paulo
3/8/2007

Como tantos cariocas, confesso que já havia perdido as esperanças com o Rio de Janeiro, ou quase. Mas o Pan provou, como já acontecera na Eco-92, que basta um policiamento adequado para reduzir dramaticamente a criminalidade e melhorar a vida dos cidadãos. Óbvio, não?
Não foi preciso muita sociologia, nem discussões acadêmicas, políticas, ideológicas ou sindicais. Apenas uma questão objetiva de governo, de comando e planejamento, com profissionais competentes, armamentos, veículos e equipamentos modernos de monitoração e controle. Não é um bicho-de-sete-cabeças nem algum mal invencível, como se acreditava. Bastou dinheiro, vontade e competência, o óbvio.
Mas foi apenas um comecinho, um mínimo que a população exige que o Estado faça com seus impostos. Por alguns dias, a cidade experimentou uma sensação de como havia sido, de como poderia ser, de que o Rio tem jeito, sim. O caminho é longo e tortuoso, mas ter alguma esperança já é algo que não se ousava sonhar na era Garotinho.
Para mostrar como tudo vai ser difícil, outro acontecimento emblemático do Pan foi a prisão de dois PMs que assaltaram turistas americanos e depois foram identificados por fotos. É impossível que qualquer política de segurança pública seja bem-sucedida sem uma rigorosa depuração das forças policiais, em processo de apodrecimento sob lideranças políticas e corruptas nos últimos governos.
No encerramento, Cesar Maia e Sérgio Cabral foram vaiados, mas não pelo que fizeram. As vaias soaram mais como castigo pelo que eles e seus aliados não fizeram antes, e como advertência, pelo que terão de fazer daqui para diante, para que esses dias de festa não tenham sido só Pan e circo, mas o marco de uma virada na vida da cidade.

Arquivo do blog