Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 11, 2007

Radar


Lauro Jardim

• GOVERNO

Jogo perigoso
Setores importantes do PT no Palácio do Planalto voltaram a falar em mudança na Constituição para uma nova reeleição de Lula.

É a economia,...
Para quem quiser entender um pouco mais do porquê da popularidade de Lula no Norte e no Nordeste: entre janeiro e maio, o consumo de gás de cozinha (o GLP) na região subiu 5,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado. No país, o aumento foi de 2,5%. O grosso do consumo de GLP, nunca é demais observar, ocorre nas classes C e D.

...seu estúpido
Em alguns estados, como Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o crescimento foi de 8,2%, 7,9% e 6,4%, respectivamente. O aumento do uso do gás de cozinha indica maior consumo de comida. Desse modo, não há incompetência aérea ou outras incompetências que façam a popularidade de Lula perder o prumo.

A Infraero é um caso de polícia

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Santos Dumont: superfaturamento

O procurador-geral do TCU, Lucas Furtado, está de posse de um levantamento dos processos relativos a obras recentes da Infraero sob auditoria do tribunal. É um raio X de um doente. O que se revela ali é um paciente em estado terminal. Das dez obras examinadas, somente uma não está contaminada pelo superfaturamento. Entre as empreiteiras envolvidas, estão Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa. As irregularidades aparecem em todos os cantos. Nas obras do Aeroporto Santos Dumont foram apontadas treze falhas, entre superfaturamento, pagamentos indevidos, contratação de mão-de-obra ilegal e impropriedades no processo licitatório. Em Congonhas, houve elevação de até 250% no valor de alguns itens, mas foi em Vitória que a malandragem decolou: havia até 357% de sobrepreço. Em quase todas as obras há vícios de licitação. Se o setor aéreo brasileiro "criou metástase", a Infraero deveria ser colocada na UTI.

• BRASIL

Nas profundezas
Os ventos da operação Águas Profundas, em que a Polícia Federal investiga fraudes em licitações da Petrobras, não demoram muito a bater também na Transpetro.

• AVIAÇÃO

Nuvens à vista
É bastante desconfortável a situação de Marco Antonio Bologna, presidente da TAM, no conselho de administração da companhia. As críticas têm se avolumado.

• BANCOS

A sucessão no UBS Pactual 1
Há muita especulação no mercado financeiro sobre uma possível troca de presidente do UBS Pactual, por causa da recém-anunciada promoção de André Esteves para chefiar a área global de renda fixa do banco, em Londres. A especulação ocorre a despeito de o banco suíço ter informado que Esteves continuaria comandando o banco no Brasil e na América Latina. Muita gente acha que ele não daria conta das duas tarefas.

A sucessão no UBS Pactual 2
Mas quem conhece Esteves garante: ele não abre mão de poder. Nunca abriu. O mais provável, portanto, é que dois sócios ganhem mais poder e tarefas para suprir as ausências de Esteves. São eles: Alexandre Bettamio, atual diretor-geral, e Rodolfo Riechert, atual co-responsável pelas operações brasileiras do banco.

• INTERNET

O MSN é coisa nossa
O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se a maior base de usuários de MSN/Windows Live Messenger do mundo – repetindo, assim, o Orkut, que tem aqui o seu maior contingente de cadastrados. O número de usuários do MSN cresceu 45% nos últimos doze meses. A novidade será anunciada por Steve Berkowitz, vice-presidente da Microsoft, que desembarca no Brasil nos próximos dias.

• SEGURANÇA

Efeito Pan
Uma pesquisa inédita do Ibope realizada no Rio de Janeiro nos dias seguintes ao fim do Pan comprovou que o carioca viveu momentos únicos durante a competição em termos de segurança pública. O Ibope pediu que fossem dadas notas para a segurança durante o evento. De 1 a 10, o carioca deu 9, algo inimaginável no dia-a-dia da cidade. Nada como a polícia nas ruas – e isso vale para qualquer cidade do Brasil.

• BEBIDA

Xuxa recua
Xuxa era uma das estrelas que participariam do lançamento da campanha do Ministério da Saúde em favor da restrição da propaganda de bebidas alcoólicas, ocorrido na sexta-feira passada. Um vídeo com o depoimento da apresentadora seria mostrado no evento. Na véspera, porém, Xuxa recuou. Sua assessoria ligou para o ministério e desautorizou a exibição do vídeo.

• COMPORTAMENTO

Eles é que mandam
É curioso o perfil das entidades GLBT que acaba de ser concluído pela ONG Estruturação, de Brasília, com base em informações de 133 associações de 23 estados do Brasil. Segundo o estudo, 67% dessas organizações são presididas por gays – informação que não surpreende ninguém. O que chama atenção é que apenas 4,2% são comandadas por lésbicas. É um número três vezes menor que o de entidades presididas por travestis, que representam 12% do total.

Ah! Se a Fifa soubesse...

Fotos Evaristo Sa/AFP e André Dusek/AE
Renan e Pires: um já recebeu o cartão vermelho

No bem-cuidado caderno de encargos que a CBF entregou à Fifa, com todos os compromissos das autoridades brasileiras para fazer do Brasil o país-sede da Copa de 2014, há duas assinaturas que chamam atenção. Uma é a de Waldir Pires, que já levou cartão vermelho e saiu de campo. A outra é a de Renan Calheiros, que, desmoralizado, periga ser expulso do jogo da vida pública. Em resumo, das duas assinaturas, uma caiu em desuso e a outra no descrédito. Ainda bem que o Brasil não depende deles para trazer a Copa.

Com Jan Theophilo. Colaborou Carlos Rydlewski – e-mail: ljardim@abril.com.br
Notas diárias em www.veja.com.br/radar – acesso livre

Foto André Dusek/AE

Arquivo do blog