É preciso vencer essa guerra
O Brasil exercitou, por anos a fio, o escapismo de atribuir a inimigos externos ou fictícios a culpa por suas mazelas. Perdeu, com isso, tempo precioso. Agora que enxerga a possibilidade de uma nova fase de crescimento rápido, o país terá de vencer antes uma batalha contra um adversário impiedoso e real. Uma batalha cujo desfecho definirá sua capacidade de sobreviver como competidor de peso na economia mundial. O inimigo está dentro de suas próprias fronteiras. São os portos ineficientes, as estradas malconservadas, as ferrovias obsoletas e a falta de energia. Nas páginas seguintes, VEJA mostra como a precariedade da infra-estrutura mina a competitividade do país. Indica também alternativas que deveriam ser postas em prática a curto prazo para começar a reverter esse quadro.
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                    Giuliano Guandalini                   
                 
                  
Foto Paulo Vitale - Ilustração                          Samhart![]()  |                      
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É alentador o fato de o governo Lula ter anunciado, no início do ano, um programa para destravar investimentos em infra-estrutura, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mais salutar será se perseguir seus objetivos com afinco. Não fosse por essas deficiências, o produto interno bruto (PIB) do Brasil poderia ser hoje cerca de 250 bilhões de reais maior. É como se uma economia do tamanho da do Chile ou da Colômbia fosse a cada ano extirpada do país. Não se trata apenas de uma questão econômica. Morre-se tanto por acidentes em trechos malconservados de ruas e rodovias brasileiras quanto em atentados terroristas na rodovia que liga o centro de Bagdá ao principal aeroporto do Iraque. Nos piores trechos, as estradas brasileiras têm até cinco buracos por metro quadrado de pista – poucos bombardeios aéreos conseguiriam produzir tantos alvos em espaço tão exíguo. Nessas condições, é mais difícil, mais lento e mais caro transportar mercadorias pelo país. Um exemplo do desgaste que isso representa: os pneus de caminhões duram metade do tempo de vida que eles têm nos Estados Unidos. Tudo isso torna a economia menos eficiente, pouco competitiva e com um potencial de crescimento mais baixo. As dificuldades estão longe de se restringir ao transporte rodoviário. A crise aérea fez regredir em mais de uma década a qualidade dos serviços nos aeroportos e companhias aéreas; menos da metade dos passageiros chega a seus destinos dentro do horário previsto. Os portos brasileiros aparecem entre os mais caros e lentos do planeta. A malha ferroviária decresceu – e a velocidade média dos trens de carga é a mesma de uma maria-fumaça do século XIX. Sem falar no setor energético, cujas novas usinas demoram a sair do papel, deixando o país sob o risco de um novo apagão.
 
Competir                      no mercado mundial em tais condições é                      como correr uma maratona carregando nas mãos um peso                      de 20 quilos. E, considerando a falta de investimentos, com                      desidratação. "A infra-estrutura brasileira                      está há muito tempo sem investimento. Ao passo                      que a China vem fortalecendo esse setor há trinta anos",                      diz Gene Huang, economista-chefe da americana FedEx Corporation,                      uma das maiores empresas de logística do planeta. Até                      o início dos anos 80, o Brasil investia em infra-estrutura,                      anualmente, o equivalente a até 6% de seu PIB. Hoje,                      esse porcentual caiu para 3%. Um dos principais entraves é                      a tímida participação privada, mesmo                      na comparação com os vizinhos latino-americanos.                      As privatizações sanaram os gargalos em algumas                      áreas, sobretudo no setor de telecomunicações,                      mas falta muito a ser feito. Apenas 10.000 quilômetros                      de rodovias estão sob administração privada,                      o equivalente a exíguos 5% da malha pavimentada do                      país. No Chile, a participação do setor                      privado na geração de energia é o triplo                      daquela vista no Brasil. Mas por que não existe mais                      investimento privado? Principalmente porque as regras não                      são transparentes e – pior – nem sempre são                      respeitadas, como mostra o alto volume de contratos de concessão                      renegociados no Brasil: 41% foram alterados de alguma maneira,                      seja por decisões judiciais, seja por medidas do governo.                      Na América Latina, a média é de 30%.                      Além disso, falta liberdade de ação para                      que empresas possam explorar com lucro os setores em que os                      investimentos são emergenciais. Por essas e outras                      razões, não é surpresa que o Brasil perca                      terreno para os concorrentes na economia global. É                      preciso agir.                    
|                           Um exemplo de como o gargalo da infra-estrutura fragiliza a economia 
 O quadro mostra como a infra-estrutura precária do Brasil boicota sua capacidade de produzir bens de forma competitiva. A soja é um dos principais produtos de exportação do país – cerca de 30 milhões de toneladas ao ano são vendidas ao exterior. O clima favorável, a mão-de-obra barata e a terra abundante tornam o Brasil um país ideal para a produção desse vegetal. Ocorre que as vantagens vão se esvaindo à medida que a produção atravessa a porteira da fazenda e cai nas estradas vilipendiadas do interior do país. Com um transporte mais eficiente e menos custoso, os americanos anulam os trunfos dos competidores brasileiros. O caso da soja é apenas um dos mais vistosos. O gargalo logístico impõe a esses exportadores perdas de 2 bilhões de reais por ano e impede o aumento da produtividade no campo brasileiro. (Produtividade é o total produzido por hora, levando-se em conta os trabalhadores, as máquinas e os equipamentos.) Quando uma empresa investe e compra uma máquina mais eficiente, por exemplo, eleva sua produtividade. Mas, quando o país onde ela está instalada oferece péssimas condições de infra-estrutura, esse esforço se anula. Isso porque rodovias e portos ineficientes produzem gastos adicionais e impõem desperdícios que limitam sua capacidade de produzir e expandir seus lucros. Portanto, sem infra-estrutura compatível, uma camisa-de-força restringe o desenvolvimento nacional. Em outras palavras, não basta aumentar o volume de crédito para fazer a economia deslanchar. É preciso meios adequados para que as empresas possam produzir, transportar mercadorias e exportar. Segundo estimativas do economista Sérgio Vale, da consultoria MB Associados, a taxa de crescimento potencial do país está hoje na casa dos 4%. É uma espécie de teto, um limite que não pode ser ultrapassado sem inflação, dadas as condições logísticas do país. Sem os problemas de infra-estrutura, poderíamos crescer até 6% ao ano. Julia Duailibi  |                      
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| AVIAÇÃO Com o caos aéreo, a capacidade dos aeroportos brasileiros retrocedeu à de 1994  |                        FERROVIAS A velocidade média dos trens de carga é de 25 km/h, igual à de uma maria-fumaça  |                      
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