Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, agosto 02, 2007

Eliane Cantanhede - Juntando os cacos




Folha de S. Paulo
2/8/2007

Lula preside hoje a primeira reunião do conselho político do governo, com ministros e líderes da base aliada, depois da vaia a Lula no Pan, da explosão em Congonhas, do "top top top" de Marco Aurélio Garcia e da troca de Waldir Pires por Nelson Jobim na Defesa.
Se o mensalão acabou com a crença de que o PT e Lula eram "diferentes", a vaia e o acidente atingiram ambos numa área que jamais foi o forte deles: a da gestão, da eficiência. A explosão do Airbus iluminou a absoluta inércia diante de dez meses de caos aéreo.
A vaia e o acidente bateram no fígado do presidente, por mais que as pesquisas não registrem o golpe em sua popularidade. Lula ficou acuado, temeroso, sumiu em meio às chamas e ressurgiu na posse de Jobim com um discurso inacreditavelmente inapropriado, alegrinho e recheado de gafes.
O efeito na imagem do governo e de Lula, especialmente entre os mais bem informados, ocupará boa parte do tempo da reunião de hoje no Planalto -a primeira também depois do recesso parlamentar.
Outro dado político importante é a entrada em cena de Jobim, que sonha em disputar a Presidência um dia e que ocupa um claro vácuo de quadros e de candidaturas no PT e no seu próprio partido, o PMDB.
Jobim já está se mexendo com incontrolável desenvoltura. Além de esfregar na cara do PT sua intensa ligação com Serra, um dos dois principais candidatos oposicionistas em 2010, ele aparou arestas num almoço ontem com o presidente do PMDB, Michel Temer, e já marcou uma reunião dos que contam no partido. Com Sarney mais conselheiro do que líder de fato e com Renan gravemente ferido, habilita-se a ter forte liderança no maior partido, inclusive como principal interlocutor do Planalto e das oposições.
O semestre político está começando e promete calor. Um bom teste será a CPMF.

Arquivo do blog