A maravilhosa janela para o mundo virtual também abre
uma porta para seus perigos. Aos pais, cabe a obrigação de
controlar a circulação dos filhos num ambiente incontrolável
Sandra Brasil
Pedro Rubens |
ON-LINE DESDE BEBÊ André, 6 anos de idade e quase cinco de mouse e teclado: chamada para esclarecer uma dúvida, a mãe o encontrou entretido no computador, jogando truco com um desconhecido |
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Para muitos pais e mães que passaram a infância na pré-história eletrônica, ver o filho de 6 anos manusear mouse e teclado com a desenvoltura de quem nasceu para isso – e nasceu mesmo – é de encher o coração de orgulho. Um pequeno empurrão, que nem precisa vir de casa (um colega esperto ou um primo um pouco mais velho fazem o mesmo efeito), e em dois tempos o pequeno gênio domina o vocabulário da rede, baixa música e vídeo, descobre sites, joga on-line, troca mensagens com os amigos. É bom que assim seja? É espetacular. O acesso ao conhecimento e ao infinito mundo de conexões propiciado pela internet é talvez o mais transformador fenômeno do mundo contemporâneo. Nunca é demais exaltar as maravilhas que essa janela virtual para o mundo propicia. Nesta reportagem, porém, vamos falar do lado escuro da força da rede, realidade que nenhum adulto responsável por uma criança conectada pode se permitir ignorar. A internet é um espaço aberto e ingovernável, no qual circula todo tipo de boas e más intenções. Nele, qualquer ser humano que saiba ler está sujeito a encontrar o que quer, o que não quer e o que nem sabe que não quer. Se adultos escorregam na rede, risco muito maior correm as crianças, inexperientes e influenciáveis – situação que demanda dos pais supervisão constante e preocupação permanente, visto que controle total e absoluto eles nunca vão ter. "A gente cresceu ouvindo os pais dizer para não abrir a porta para estranhos, não aceitar carona de desconhecidos, não falar com qualquer um na rua. Pois na internet a criança abre a porta para o mundo. Muitos pais ainda acham que ela está segura dentro do quarto, brincando no computador", espanta-se a gerente da área de segurança da Microsoft no Brasil, Marinês Gomes.
Qualquer especialista que se consulte vai dizer que todo pai e toda mãe de filho pequeno têm a obrigação de se informar e acompanhar suas atividades virtuais. "Ninguém pode dar orientação sobre o que não conhece", diz a psicóloga Ceres Alves de Araujo, de São Paulo. Ceres recomenda que, quando os filhos começam a acessar a internet, os pais estejam do lado, indicando os melhores caminhos, cortando excessos e alertando para os riscos. Tudo isso, evidentemente, com boa dose de sabedoria parental – desde muito antes de a web nascer, a forma de apresentar um conteúdo proibido pode acabar atiçando a curiosidade sobre ele. Não é só para orientar que os adultos responsáveis têm de saber mexer no computador. É para fiscalizar também, vigiar mesmo, clara e abertamente, com a maior naturalidade, sem autoritarismo e sem medo de exercer a obrigação da autoridade. "O pai e a mãe não podem se sentir constrangidos de estar ao lado do filho, cumprindo seu dever de protegê-lo. Se isso começar cedo, vai ser natural, e o filho se sentirá à vontade para chamá-los quando vir algo estranho na internet", afirma a advogada Patricia Peck, especialista em direito digital.
Lailson Santos |
A ETERNA VIGILÂNCIA Luísa e Arthur brincam, os pais fiscalizam: na casa dos Stefani, a sirene de alerta para os perigos da web soou quando uma pesquisa de imagens da Branca de Neve para um trabalho de escola trouxe entre os resultados uma série de fotos pornográficas, com cenas de sexo explícito. "A gente pode até dificultar, mas não há 100% de proteção na internet", conforma-se Marcelo Stefani |
Em Curitiba, a dentista Mariângela Fortes, 40 anos, pôs o filho, André, 6, em contato com o computador quando ele tinha apenas 1 ano e meio. "Eu o colocava no colo enquanto estava conectada; em pouco tempo ele dominava o mouse", diz. Quando André cresceu, bastou um momento de distração para que entrasse onde não devia. "No começo do ano, deixei-o sozinho um instante e ele me chamou para esclarecer uma dúvida. Quando cheguei perto, vi que estava jogando truco on-line com um desconhecido. Disse que aquele site não era apropriado para a sua idade e que não devia acessá-lo de novo", conta. "A criança é mais ingênua do que se pensa", afirma a psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, com base na experiência pessoal. "Por dever de trabalho, entro em sites de relacionamento infantil como se tivesse a idade declarada pelo grupo. E nunca saí sem saber pelo menos um telefone." Para Rosely, "largar uma criança pequena sozinha na internet é mais perigoso do que deixá-la sozinha na Praça da Sé, no centro de São Paulo. Na rua, ela sabe que corre o risco de ser assaltada ou seqüestrada e fica mais atenta. No computador, ela se sente segura porque está em casa".
Prevenir riscos é tarefa mais fácil para pais que falam o idioma dos downloads, dos games, do MSN, do Orkut e do YouTube. Fundamental mesmo, porém, é prestar atenção. A professora Mônica Martins, 41 anos, que mora em Brasília, é das que admitem: tem antipatia pela máquina. "Não dá para viver sem computador, mas eu e ele não nos damos bem. Só abro meus e-mails a cada dez dias. Sou de outro tempo", diz. Apesar da pouca familiaridade com a web, ela ficou tão preocupada com o uso excessivo do mundo virtual pelos filhos Lucas, 13, e Bianca, 10, que mudou o horário de trabalho para estar em casa ao mesmo tempo que eles. "Quando eu trabalhava à tarde e eles estudavam de manhã, os dois viviam no Orkut e no MSN. Só à noite eu ia olhar o histórico dos sites que tinham visitado. Agora, controlo o acesso. Durante a semana, cada um tem direito a quinze minutos por dia e estou por perto para saber com quem estão falando", relata. "Estabelecer horário é a primeira medida que um pai deve adotar quando o filho começa a acessar a rede", prega o psiquiatra Içami Tiba. "Computador é diversão. E diversão a gente larga quando é hora de fazer refeições em família e de ir para a cama."
Oscar Cabral |
EM ALTO E BOM SOM Os gêmeos Victor e Ana Leticia com a mãe, Adriana: em nome da segurança, os três compartilham um só computador, que fica bem à vista no escritório, e os fones de ouvido foram proibidos; conversar com amigos, só através de caixas de som |
Ajuda a estender uma rede de proteção contra os riscos da internet instalar no computador de casa um programa de bloqueio (veja reportagem sobre tipos de programas). O paulista Fernando Santos, 42 anos, preside uma empresa especializada em segurança em informática e, por saber do que fala, tem práticas específicas. "Prefiro restringir a policiar. Por isso, equipei o micro da Paloma, minha filha de 11 anos, com filtro de conteúdo para assuntos como pornografia, terrorismo, armamentos e pedofilia", diz. "O computador é dela, mas as regras de utilização são minhas." Santos também ditou alguns "mandamentos" quando Paloma começou a acessar a internet, aos 8 anos, entre os quais constam: 1) só se conectar quando pai ou mãe estiverem em casa; 2) pesquisas para trabalhos escolares têm de ser supervisionadas; 3) o limite máximo de uso é duas horas por dia, nunca após as 21 horas; e 4) por enquanto, nada de MSN e nada de Orkut. Santos está perfeitamente ciente de que tudo isso só funciona, se funciona, quando Paloma está em casa. "Quando ela está fora, não há muito que fazer", admite.
O incidente que levou o empresário Marcelo Stefani, 40 anos, de São Paulo, a instalar mecanismos de controle nos computadores usados pelos filhos Luísa, 9, e Arthur, 10, partiu de uma pesquisa sem um pingo de malícia: a busca de ilustrações de Branca de Neve para um trabalho de escola. "Verifico sempre o histórico de sites acessados e de conversas dos meus filhos. Foi assim que percebi a presença de fotos pornográficas entre os desenhos. Numa delas, uma mulher fantasiada de Branca de Neve fazia sexo explícito", lembra. "Imagino que a Luísa não tenha ampliado aquilo, mas, por precaução, decidi travar o acesso ao Google Imagens." Outro programa na casa de Stefani impede o acesso a sites com conteúdos de sexo e violência. "Cada um tem o próprio micro no quarto, mas não é permitido usar o equipamento com a porta fechada nem baixar programas quando não estou junto", diz ele, que também guarda a sete chaves, e digita pessoalmente, a senha de conexão dos filhos. Mesmo dispondo de tal arsenal, Stefani não alimenta ilusões: "A gente pode até dificultar, mas não há 100% de proteção na internet. Vai haver sempre um link para burlar o bloqueio".
O veto ao MSN e ao Orkut na casa de Paloma é raro. Ambos são freqüentadíssimos por menores, embora o termo de adesão ao Orkut estabeleça 18 anos como idade mínima de acesso. A criança que deseja criar sua página mente a idade, claro. Mas, julgando estar entre amigos, é capaz de candidamente divulgar a própria foto, a escola em que estuda, o endereço da festinha de sábado. Resultado: são comuns as situações de alto risco como a do menino carioca (cuja identidade será preservada), torcedor fanático do Botafogo, que no ano passado deixou recados ofensivos em comunidades de torcidas organizadas do Vasco e do Flamengo. Em poucos dias, sua própria página no Orkut estava lotada de mensagens agressivas. "Tinha até ameaça de morte", assusta-se a mãe, que fez com que ele apagasse todos os seus recados – mas permitiu que continuasse na comunidade. Com muito maior fiscalização, apesar dos protestos de "invasão de intimidade".
Oscar Cabral |
MARCAÇÃO CERRADA Bianca e Lucas, que têm quinze minutos por dia de internet: a mãe, Mônica, que não gosta de computador, mudou toda a sua rotina para fiscalizar melhor a atividade dos filhos na web |
Nas escolas, Orkut virou sinônimo de problema sério. "Cada vez mais o site é usado para falar mal de professores e colegas. Há muita discriminação, racismo, fotomontagens ofensivas", diz a advogada Patricia Peck. Dois meses atrás, Maria Teresa Abud, coordenadora de informática da Escola Pacaembu, em São Paulo, descobriu uma comunidade dedicada desde o título a tachar uma aluna de 10 anos de mentirosa, obra de um colega de 11. "Felizmente, conseguimos resolver antes que o problema se agravasse. A comunidade foi tirada do ar e, desde então, fazemos um trabalho intensivo com as crianças sobre o uso responsável da internet", conta Maria Teresa. Outra dor de cabeça para os professores é a utilização em pesquisas de cópias descaradas de conteúdos da internet, incorreções e absurdos incluídos. Na Pacaembu, todo trabalho de pesquisa passou a ser feito na escola, sob as vistas de um professor, a mesma providência adotada pelo Colégio Santo Agostinho, no Leblon, Zona Sul carioca. "A internet é uma bênção para quem sabe usar", comenta o coordenador pedagógico César Bacchim. "Quem é bom aluno deveria passar no máximo uma hora por dia na internet; maus alunos, só nos fins de semana", recomenda. Costuma ser atendido? "Não. Dos 222 pais de alunos com baixo rendimento escolar que atendi nos últimos dois meses, a grande maioria permite que o filho use a internet de duas a três horas por dia."
Na casa da advogada carioca Adriana Wanderley, 49 anos, ela é "a chefe" do computador, que divide com os filhos gêmeos, Ana Leticia e Victor, 10. "Eu tinha planos de colocar outro micro no quarto deles, mas desisti porque é mais fácil controlar o uso no escritório", diz. "Eles só entram na internet com minha autorização e não permito o uso de fone de ouvido. Toda conversa pela web é por caixa de som." Adriana também contratou um técnico para instalar bloqueios de acesso e tentar evitar o inevitável quando viu Victor e um colega "procurando sites de mulher pelada". O menino, até onde se sabe, ocupa seu tempo de internet com jogos on-line e baixando músicas, ao passo que sua irmã prefere bater papo com as amigas pelo MSN. "No Brasil é cada vez maior o número de usuárias meninas, que buscam principalmente os softwares de comunicação", diz Alexandre Magalhães, coordenador de análise do Ibope, que faz constantes pesquisas sobre o uso da internet e utiliza os dados da americana NetRatings para estudos comparativos. Deles se depreende (veja quadro) que cada vez mais crianças brasileiras entre 2 e 11 anos acessam a web e que elas já passam mais tempo conectadas do que americanos da mesma idade – embora aí entrem variáveis como conexão mais lenta e a conhecida disposição nacional para jogar conversa fora. Outra pesquisa, da Millward Brown, também do grupo Ibope, com crianças paulistanas e cariocas de 8 a 12 anos, confirma o que os pais vêem todo dia em casa: 67% preferem a internet à televisão. Aliás, lembram-se dos tempos em que se falava mal da influência da televisão? Dos videogames? Até das histórias em quadrinhos? Pois é, toda geração vê males rondando os filhos. No caso da internet, o princípio é o mesmo, mas a realidade não permite que tolerância se confunda com indiferença. Os portais para o mundo virtual, que escancaram a sua casa, exigem vigilância. Aos pais que se sentem incomodados com o papel, sugere-se trocar a denominação: em lugar de vigias, intitulem-se guardiães, honestos aliados do lado bom da força.
Fotos Photodisc/Digitalvision
Fotos Rubberball/Photodisc/divulgação |
O faz-de-conta das
bonecas virtuais
Meninas descobrem nova e fascinante "casinha" na internet
Denise Dweck
Lailson Santos |
TEMPO CONTADO Por decisão da mãe, Ana Beatriz, 9 anos, só pode brincar nos sites de bonecas trinta minutos por dia, cronometrados no relógio |
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Os videogames estão aí há tanto tempo que já foram incorporados pelas famílias e, a bem da verdade, divertem pais e filhos. Já a rapidez e a naturalidade com que as meninas passaram a brincar de casinha na internet ainda desorientam muitos pais. Os sites com bonecas virtuais estão entre os dez mais visitados pelas crianças brasileiras, segundo pesquisa do Ibope//NetRatings. Só a Mattel, fabricante da Barbie e da Polly, duas das bonecas mais populares, mantém três sites em português. Há vários com personagens que só existem on-line e muitas páginas com a mesma finalidade dentro de outros sites. Existe também uma infinidade de sites americanos, como o Cartoon Doll Emporium, mas uma parte deles cobra para dar acesso amplo.
O faz-de-conta com bonecas, com a menina representando o papel de mãe ou professora, é uma experiência universal. Ao brincar com uma boneca, ela costuma repetir aquilo que observa a mãe fazendo na rotina diária. Tirar e colocar a roupa da boneca, aprender a escolher cores e modelos, a pentear o cabelo e a pintar as unhas é uma forma de se preparar para a vida adulta. Na internet, o fascínio da brincadeira é o mesmo, o que muda é a forma de fazê-lo. Uma vantagem é a variedade de roupas e acessórios disponíveis on-line, muito além do que qualquer menina pode ter em casa. Apesar de possuir a lanchonete, a loja esportiva, o salão de beleza e incontáveis roupinhas da Barbie, a carioca Clara Alexandre Nader, 9 anos, prefere brincar com a boneca na tela do computador. "Dá para montar uma pessoa diferente a cada momento, como uma boneca igual a mim ou à minha mãe", diz a menina.
Oscar Cabral | ||||
BARBIES GUARDADAS Dona de variados acessórios para bonecas, Clara Nader, de 9 anos, prefere a versão virtual: "Posso criar a boneca do jeito que eu quero" As babás eletrônicas Como funcionam os filtros para internet
Uma recente pesquisa sobre a internet deu números ao que prega o senso comum: 64% das crianças declaram navegar por sites que os pais desaprovariam – e eles sabem disso. Pais e filhos se referem ao mesmo gênero de conteúdo, um infindável conjunto de páginas virtuais com doses variadas de pornografia, palavrões, drogas, violência e racismo. De acordo com o estudo da Pew Project, especializada em internet, 54% das famílias americanas já fazem uso de uma nova geração de softwares para tentar limitar o alcance dos filhos a páginas desse tipo: eles têm a função de bloquear o acesso a cerca de 6 milhões de sites classificados como impróprios para crianças. A maioria desses filtros, usados por 5% dos internautas brasileiros, está à venda no Brasil. Do ponto de vista técnico, os especialistas afirmam que eles, de fato, cumprem com a promessa de peneirar a maior parte das imagens inapropriadas – mas fazem duas ressalvas. A primeira é que nenhum filtro fará o papel dos pais de orientar os filhos no momento em que estão diante do computador. A segunda ponderação é que, com tempo e propensão para hacker, algumas crianças conseguem furar os bloqueios e passear livremente pela rede. Especialistas testaram seis dos filtros campeões em venda no Brasil e analisaram os riscos de cada um deles ser violado por uma criança mais hábil – e curiosa. As avaliações:
CyberPatrol (SurfControl)* Como é: com treze categorias de assuntos (como "drogas" e "jogos de azar"), divisão por faixa etária e um sistema para modular a intensidade do controle, permite criar filtros mais personalizados. Fornece também relatórios sobre o uso que a criança fez da rede
Desktop Mágico (EasyBits) Como é: o mais restritivo entre os programas avaliados, difere dos demais por ser uma espécie de CD-ROM educativo, com jogos e uma lista de cinco sites infantis. Cabe aos pais ampliar o acesso dos filhos à rede adicionando, um a um, os links que julgarem úteis. Os especialistas não recomendam esse filtro para crianças acima de 10 anos
Internet Explorer (Microsoft) Como é: o único gratuito entre os testados e o mais fácil de acessar entre os filtros avaliados, tem a desvantagem de deixar passar cerca de 30% dos sites que promete bloquear
Internet Security Suite (McAfee) Como é: oferece listas de sites indesejados por faixa etária e dá aos pais a opção de definir horários para o uso da internet. O programa tem o mérito de ainda proteger o computador contra vírus e spams
Net Nanny (ContentWatch)* Como é: além da filtragem-padrão, dá aos pais a opção de bloquear o acesso a programas como o MSN e os de chats. Fornece relatórios que chamam atenção pelo nível de detalhes: eles não só rastreiam os passos da criança na rede como permitem ler na íntegra o conteúdo de um bate-papo virtual
Windows Vista (Microsoft) Como é: oferece onze categorias de sites a ser filtrados, controle de horário para o uso da internet e relatórios nos quais aparecem discriminados todos os passos da criança na rede – inclusive a lista de pessoas com quem ela manteve contato por meio do MSN * Os comandos são em inglês |
Quando brinca de boneca com as amiguinhas, uma menina avança no seu aprendizado social. Uma brincadeira de computador é, obviamente, mais solitária. Mas nem por isso menos estimulante. A "casinha" on-line também exige inventividade e participação efetiva da criança. "A intimidade com a tecnologia que ela ganha ao brincar na internet é um fator positivo", diz a pedagoga carioca Tania Zagury, autora do livro Educar sem Culpa. "A brincadeira on-line e a tradicional são complementares. Cabe aos pais dosar o tempo dedicado a cada uma delas", aconselha. É o que faz a publicitária paulistana Nancy Raimundo, mãe de Ana Beatriz, de 9 anos. Todos os dias, a menina coloca um relógio ao lado do computador e visita os sites Dolls, Disney e Polly. Ao fim de trinta minutos, ela desliga o aparelho e vai fazer outras coisas. Vale até brincar com bonecas de verdade.