Repercutiu menos do que merecia uma passagem assombrosa do depoimento de quatro horas do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, anteontem. As suas afirmações não deixam a menor dúvida de que a catástrofe do vôo 3054 da TAM - à parte quaisquer outros fatores que possam ter contribuído para o descontrole do Airbus em seguida ao seu pouso normal - foi efetivamente a tragédia anunciada que o governo vem tentando negar desde o primeiro momento, para separá-la da crise no setor pela qual a sua responsabilidade é intransferível.
O Planalto, como o demonstrou expressivamente, digamos assim, o assessor Marco Aurélio Garcia, quer porque quer que a causa básica do desastre tenha sido uma combinação de falha mecânica da aeronave com imperícia de quem a pilotava - sem interferência alguma de falhas estruturais, como o estado da pista e outras. Mas o brigadeiro Kersul, embora muitas vezes medindo as palavras e evitando tirar conclusões taxativas, contou uma história escabrosa a que acrescentou um comentário devastador. Uma coisa e outra apontam inequivocamente na direção dos problemas estruturais que o presidente Lula só veio a admitir, tangencialmente, ao dar posse ao novo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
A história é a de uma reunião de emergência ocorrida em 28 de dezembro. Motivada pela série de incidentes com aviões no maior aeroporto brasileiro, ao longo do ano, dela participaram representantes do Cenipa, Anac, Infraero e ainda das companhias aéreas. O militar relatou ter dito então: “Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas.” Decidiu-se então interditar a pista principal quando chovesse e reformá-la para melhorar a sua segurança. Ainda assim, “não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto”. O seu comentário: “(Foi) incompetência de todos os envolvidos com a atividade.” Mas, como sempre, alguns são mais incompetentes - ou algo pior - do que outros.
A reforma da agora tristemente notória pista 35 é um quebra-cabeça cujas peças, à medida que se encaixam, lançam novas luzes incandescentes sobre o desempenho abaixo da crítica da Infraero, a obesa estatal (26,5 mil funcionários) que aumentou os salários dos seus dirigentes em cerca de 50% desde 2001, dá-se ao luxo de pagar adicionais de férias também de 50%, no lugar dos 33% previstos em lei, tudo supostamente em nome da boa administração de 68 aeroportos no território, além de outras instalações ligadas ao transporte aéreo. A Infraero, como se sabe, liberou a pista 35 sem os sulcos que ajudam a escoar a água acumulada das chuvas. Na versão oficial, isso faria pouca diferença.
Não foi o que Lula ouviu na quarta-feira de três comandantes, um da Gol e dois da TAM, levados a ele, a seu pedido, por um ex-sindicalista do setor para uma reunião reservada (que afinal vazou no jornal Valor, em reportagem de Claudia Safatle). Os convidados comentaram o desconforto dos pilotos com os sucessivos recapeamentos da pista de Congonhas. Isso porque, entre o recapeamento e a escavação das ranhuras, que deve esperar a maturação do asfalto, quando chove a água se infiltra no material, que começa a soltar uma oleosidade, tornando a pista extremamente escorregadia. Para detectar esse “sabão”, é necessário um equipamento usado em outros países, mas não pela Infraero. “Ninguém nunca me falou disso antes”, reagiu Lula.
O presidente contou que perguntou ao presidente da Infraero, José Carlos Pereira, por que não se recapeou a pista com concreto, bem mais seguro. O brigadeiro respondeu que sairia mais caro. Zelo muito estranho, esse, que não existe quando se trata de salários e adicionais de férias. No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU), auditando uma série de obras em Congonhas, identificou numerosos superfaturamentos, além de sobrepreços de até 250%, no caso de pontes para embarque de passageiros pelas quais a Infraero pagou R$ 2,21 milhões, ou R$ 1,4 milhão acima do valor de mercado. Agora o TCU vai investigar a reforma da pista 35, que custou R$ 19,9 milhões, num contrato sem licitação, a pretexto de ser uma emergência. Pode ser que nunca ninguém tenha falado a Lula dos problemas da pista. Mas ele, como todo brasileiro medianamente informado, sabia que havia problemas e podia imaginar a relação disso com a incompetência e a corrupção na Infraero.
Entrevista:O Estado inteligente
- Índice atual:www.indicedeartigosetc.blogspot.com.br/
- INDICE ANTERIOR a Setembro 28, 2008
Arquivo do blog
-
▼
2007
(5161)
-
▼
julho
(417)
- Lula diz que vaias não vão afastá-lo das ruas e la...
- Ricardo Noblat -Nova série: Quanto vale a palavra ...
- Clipping de 31 DE JULHO
- A turma do protesto a favor
- Míriam Leitão - Riscos elétricos
- Merval Pereira - Futuro em risco
- Luiz Garcia - "Oi"
- Eliane Cantanhede - Erros fatais
- Clóvis Rossi - Muito além da Anac
- Arnaldo Jabor - Os aviões andaram bebendo
- Celso Ming, Barreira geológicaimônia
- DORA KRAMER Barrados no baile
- An Immoral Philosophy
- Trens rápidos para Cumbica e Viracopos
- Clipping de 30 de julho
- Antonio Sepulveda,Argumentum ad misericordiam
- Ranhuras sociais Gaudêncio Torquato
- Joaquín Morales Solá
- Mariano Grondona
- FERREIRA GULLAR Baixo nível
- DANUZA LEÃO Coisas que não entendo
- CLÓVIS ROSSI Para cansados e indignados
- Miriam Leitão Antes da tempestade
- Merval Pereira - A ruptura necessária
- ELIANE CANTANHÊDE Herança bendita
- The French Connections
- DORA KRAMER Na corda bamba
- Ethevaldo Siqueira Assim são tratadas as nossas ag...
- Alberto Tamer Brasil pode resistir bem à crise
- Mailson da Nóbrega A macroeconomia está mudando a ...
- Suely Caldas Faltam comando, competência, gestão, ...
- Celso Ming -Cupinchismo dá nisso aí
- João Ubaldo Ribeiro
- DANIEL PISA
- AUGUSTO NUNES SETE DIAS
- 'Teremos um acidente'
- Villas-Bôas Corrêa O riso nervoso da culpa e da paúra
- O Gato e o Guiso
- Celso Ming - Alta volatilidade
- DORA KRAMER Discordar é preciso
- ...e eles gargalham
- Miriam Leitão 'Más allá del juego'
- Merval Pereira - Bons ventos para o Rio
- Waldir Pires já critica o sucessor
- FERNANDO GABEIRA
- PLÍNIO FRAGA Venha vaiar você também
- FERNANDO RODRIGUES O tempo de Jobim
- CLÓVIS ROSSI A vaia do amigo do rei
- No Nordeste, Lula promete "surra" na oposição em 2010
- VEJA Carta ao leitor
- VEJA ENTREVISTA Stuart Gilman
- Vôo 3054 Mais sobre o acidente de Congonhas
- O governo reconhece a crise e nomeia Jobim
- Consultoria internacional para o setor aéreo
- A papelada fajuta de Renan Calheiros
- Mercado Por que as bolsas caem no mundo
- O país acha que é hora de se armar
- Chávez quer mudar a lei e governar até morrer
- As apostas do Brasil para as Olimpíadas de Pequim
- A deserção das estrelas do boxe cubano
- Patricinhas, drogadas, bêbadas e escandalosas
- Marcador sanguíneo mede a gordura abdominal
- Cigarro pode antecipar a menopausa
- A volta da calça de cintura alta
- O renascimento da Colômbia
- O iPhone à mercê dos sabotadores
- Degelo no Himalaia ameaça cinco países
- Um veleiro de 130 milhões de dólares
- Bom momento para comprar imóveis
- Onde investir suas suadas economias
- Lya Luft
- MILLÔR
- André Petry
- Diogo Mainardi
- Roberto Pompeu de Toledo
- Radar
- Clipping de 27 de julho
- Serra diz que abertura de capital da Infraero é 's...
- Correndo, mas na rabeira
- Comendas, charutos e confrarias
- 'Momentos (errados) de descontração'
- Painel - Tabelado
- Mónica Bérgamo - Indiferente e grosseiro
- Míriam Leitão - Um novo alerta
- Merval Pereira - Com bons olhos
- Dora Kramer - Cláusula de desempenho
- Celso Ming - Tempo de medo
- Clóvis Rossi - A nudez do rei e as "sujeiras"
- Luiz Garcia - Ministério do Ataque
- Eliane Cantanhede - O outro apagão
- Jobim, Jobim e as saídas do Brasil
- Miriam Leitão Serra apaude Jobim e defende trem
- Míriam Leitão - Novo piloto
- Merval Pereira - No comando
- Eliane Cantanhede - Holofotes para Jobim
- Dora Kramer - Enfim, algo se move
- Clipping de 26 de julho
- A micromegalomania de Lula é contagiosa
- Clipping de 25 de julho
- Míriam Leitão - Ponto de mudança
-
▼
julho
(417)
- Blog do Lampreia
- Caio Blinder
- Adriano Pires
- Democracia Politica e novo reformismo
- Blog do VILLA
- Augusto Nunes
- Reinaldo Azevedo
- Conteudo Livre
- Indice anterior a 4 dezembro de 2005
- Google News
- INDICE ATUALIZADO
- INDICE ATE4 DEZEMBRO 2005
- Blog Noblat
- e-agora
- CLIPPING DE NOTICIAS
- truthout
- BLOG JOSIAS DE SOUZA