Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 19, 2008

Radar


Radar

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br


Internacional

Calma, Cristina, isso passa
No meio da tarde de quinta-feira passada, Lula ligou para uma deprimida Cristina Kirchner, que horas antes havia sofrido a maior derrota do seu governo no Congresso. Foram dez minutos de conversa e tentativas de levantar o moral de Cristina.

Governo

Tarso e Márcio
No fim da tarde de quarta-feira, com toda a discrição possível, Tarso Genro recebeu em seu gabinete seu antecessor Márcio Thomaz Bastos. Falaram basicamente de dois assuntos: Polícia Federal e Polícia Federal.

O favorito
A propósito de Bastos, 72 anos, o escritório que o ex-ministro da Justiça montou no ano passado em São Paulo está em reforma. Dobrou de tamanho.

Puxão de orelha
Lula puxou a orelha de José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, na quinta-feira durante a reunião fechada que criou uma comissão que vai definir as regras para a exploração do petróleo nas áreas pré-sal. O motivo foram as entrevistas de Gabrielli condenando a idéia de Edison Lobão de criar uma nova estatal para cuidar do pré-sal. Lula, é importante frisar, não bateu martelo em favor da nova estatal. Apenas admoestou Gabrielli.

Preocupado com os ataques, Temporão reage

Marcello Casal Jr/ABR
Temporão: para sair da linha de tiro


Poucos ministros estão tão dentro da linha de tiro como José Gomes Temporão. Deputados governistas de olho grande em cargos trabalham dia e noite para enfraquecê-lo. Prefeitos reclamam que o Ministério da Saúde é lento. E Lula já disse ao próprio Temporão para parar de reclamar de falta de verbas e de fazer marola em temas polêmicos como o aborto. Na quarta-feira, diante de Lula e Dilma Rousseff, Temporão resolveu mostrar serviço e fazer uma aposta na sua permanência. Apresentou um plano de ação de cinco pontos que – promessa dele a Lula – vão se tornar realidade ainda neste ano. Coisas que vão desde a vacinação contra rubéola para 79 milhões de pessoas até um programa de atendimento médico-dentário nas escolas públicas para 24 milhões de crianças.

Eleições 2008

Serra em campanha
José Serra vai freqüentar muito a campanha de Gilberto Kassab na TV. Discursos de Serra louvando Kassab em inaugurações de obras estão sendo devidamente selecionados. Serão usados aos montes.

Ele pode voltar
Ninguém sente a menor falta, mas o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti está perto de voltar à vida pública. Ele se dá ao luxo de escolher. Severino é candidato a prefeito de João Alfredo (PE) e também primeiro suplente de deputado federal. Se o deputado Gonzaga Patriota, favorito à prefeitura de Petrolina, for eleito, Severino ganhará a vaga. Zanzando pelo Congresso na semana passada, Severino era cumprimentado como "presidente" pelos ex-colegas.

Operação Satiagraha

Prejuízo de 6 milhões
O presidente de uma grande empresa carioca ligou na semana passada para Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e lhe deu a má notícia. Por causa do surgimento do nome do advogado no inquérito feito pelo delegado Protógenes Queiroz, a companhia preferia abrir mão dos seus préstimos. Kakay estava sendo contratado. Ficou sem o cliente – e sem 6 milhões de reais.

Economia

Efeito PF
Desde que estrearam de modo retumbante na Bovespa, as ações da OGX perderam 31% do seu valor. No mesmo período, a Petrobras, por exemplo, caiu menos: 12%. E a Bovespa desvalorizou-se 8%. Está bom? Então, veja o desempenho da mineradora MMX: comparando-se o valor de fechamento do pregão da véspera da ação da Polícia Federal na casa e no escritório de Eike com o fechamento de sexta-feira passada, caiu 10%. No mesmo período, a Vale desvalorizou-se 2%.

Ele ainda é o quarto mais querido

TV Globo/EFE
Ronaldo: gastando o prestígio adquirido


Quanto deve estar valendo a imagem de Ronaldo Fenômeno barrigudo e fumando para as empresas que o têm como garoto-propaganda, como AmBev, TIM e Nike? Ainda não se sabe exatamente o efeito que o desleixo do Fenômeno terá na avaliação que os brasileiros fazem dele. Mas o fato é: ele ainda vai ter de fazer muita bobagem para detonar totalmente sua imagem. Duvida? Uma pesquisa realizada em fevereiro pela TNS Sport apontava Ronaldo como o jogador de futebol preferido de 3,6% dos entrevistados. A mesma pergunta foi feita no mês passado – depois, portanto, das fenomenais aventuras com os travestis. E então 5,7% responderam "Ronaldo", o quarto mais votado, atrás apenas de Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Robinho.

Tecnologia

Em terreno seguro
A tecnologia brasileira está ajudando a população de Angola a identificar e desarmar milhares de minas terrestres ainda existentes por lá, conseqüência de uma guerra civil de três décadas. Uma empresa de São José dos Campos especializada em informações geográficas vem dando treinamento aos angolanos para a identificação de minas por meio de imagens de satélite. Atualmente, são registradas 400 vítimas das minas por ano em Angola.

Itamaraty

Pensão negada
O diplomata sergipano Ancelmo Góis, chefe da divisão de pessoal do Itamaraty, indeferiu mais um pedido de "pensão civil" solicitado pelo companheiro de um ex-embaixador morto no fim de maio.

Só o tradicional
Há também um despacho em resposta a um requerimento de um oficial de chancelaria, que trabalha em Nova York e pedia autorização para casar-se com uma "pessoa estrangeira". No despacho, Ancelmo escreveu: "Lamento não poder dar encaminhamento ao pedido. A Constituição e o Código Civil reconhecem apenas a união estável ou o casamento entre um homem e uma mulher".

Cervejas

No coração da América
Assim que a espuma baixar, Luiz Fernando Edmond troca a presidência da AmBev pela Anheuser-Busch. Em uma década e meia, Edmond, 42 anos, passou de trainee da Brahma a número 1 da AmBev.

Com Paulo Celso Pereira


Foto Pedro Rubens


Arquivo do blog