Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 18, 2008

O estranho encontro entre Dantas e Bastos

Lucia Hippolito -
17.7.2008

vale a pena ler de novo

O estranho encontro entre Dantas e Bastos

Sugestão do comentarista Pedro Gomes (obrigada!) me fez encontrar um comentário feito na Rádio CBN em 24 de maio de 2006.

Segue abaixo o texto na íntegra. Considerei mais adequado não acrescentar nada, para manter o conteúdo e a forma exatos. Quem quiser, ouça aqui.

"Muito estranho este encontro entre o ministro da Justiça e o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.

Primeiro, Daniel Dantas aparece na imprensa como suposto autor de denúncias sobre o alto escalão do PT, incluindo o presidente da República, além do ministro da Justiça e de outras autoridades.

O presidente Lula reagiu violentamente à reportagem da revista Veja, chamando os jornalistas de mentirosos e bandidos, entre outros adjetivos. Tudo bem, o presidente tem todo o direito de ficar indignado contra aquilo que considera uma mentira.

Portanto, o razoável a fazer era processar Daniel Dantas. Mas não. Em vez de processo, gentilezas. O ministro da Justiça encontrou-se com o banqueiro à noite, na casa de um senador do PFL e na presença de dois deputados do PT.
Não é um espetáculo?!

Como a notícia da reunião vazou, o ministro Marcio Thomaz Bastos reconheceu que sim, encontrou-se com Daniel Dantas.

Dizem até que houve uma negociação, do tipo “o governo não manda a Polícia Federal investigar o banqueiro” e “o banqueiro não vaza mais informações sobre o governo”.

Muito esquisito. O ministro diz que não, que o banqueiro foi apenas entregar-lhe uma carta. Mais esquisito ainda.

Ou as denúncias da revista Veja são verdadeiras, e aí não se pode prometer que a Polícia Federal não vai investigar, ou bem tudo não passa de uma grande bobagem, e o ministro não tem por que se encontrar com o banqueiro na calada da noite.

Se o ministro Marcio Thomaz Bastos não vê nada de mais em se encontrar com alguém que parece ter dito que ele, ministro, tem contas em paraísos fiscais, além do presidente da República e de companheiros de alto coturno, por que cargas d’água o ministro não recebeu Daniel Dantas no seu gabinete no Ministério da Justiça, e em horário de expediente?!

É assim que autoridades recebem pessoas, quando tudo é muito normal, como alega o ministro.

Ninguém está duvidando das boas intenções de Marcio Thomaz Bastos. Mas ele já foi se encontrar com o ex-ministro Antonio Palocci, na casa do então ministro da Fazenda, num encontro também prá lá de esquisito.

Marcio Thomaz Bastos é homem de biografia sólida. Mas esta biografia, que era um exemplo, não pode servir de álibi, para que o ministro mantenha encontros republicanos e, quem sabe, não republicanos, com personagens no mínimo polêmicos.

Ao que consta, é para isso que servem as lindas instalações do Ministério da Justiça, em Brasília.

Arquivo do blog