Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 18, 2008

Protógenes da vida - Bárbara Gancia




Folha de S. Paulo
18/7/2008

Será que José Dirceu ficou melindrado por não ter sido convidado para a festa junina de dona Marisa Letícia?

TENTO ENTENDER os acontecimentos recentes e chego a uma só conclusão: José Dirceu deve ter ficado protógenes da vida por não ter sido convidado para a festa junina de dona Marisa Letícia.
Ou será que alguém se ilude de que o homem que colocou Lula no Planalto e apadrinhou meio mundo tenha tirado o time de campo depois de perder o cargo? Só os acomodados mentais supõem que quem concentra tamanho poder possa estar quieto no seu canto.
Das denúncias do soldado fiel de Dirceu, Denise Abreu, contra Dilma Roussef, passando pela volta ao noticiário do padrinho de Lula, Roberto Teixeira, e culminando nas acusações requentadas contra o sócio de Lulinha, Daniel Dantas, que levaram o sempre presente Naji Nahas e o infeliz Celso Pitta de embrulho, tudo parece ter sido arquitetado com o propósito de desmoralizar o presidente da República.
Aliás, basta ver a expressão de poucos amigos no rosto de Lula, nas imagens divulgadas nesta semana durante o encontro dele com os ministros Gilmar Mendes, do STF, e Tarso Genro, da Justiça, para saber que o ataque já surtiu algum efeito.
Já imaginou que semaninha do barulho o presidente não deve ter tido? Ameaça de crise institucional, abafa aqui, abafa ali e dá-lhe falsa indignação: Lula está sendo obrigado a rebolar neste novo embate de titãs (o primeiro foi aquele que culminou no mensalão e que também foi deflagrado dentro do governo).
Só posso deduzir que Dirceu tenha ficado mesmo muito protógenes da vida por não ter sido incluído na lista de convidados da festa junina dos Lula da Silva. Por que digo isso? Ora, quando resolvem mexer em doleiro que opera para meio mundo político e empresarial do país e quando o embate envolve a estabilidade das instituições, é porque a briga pelo poder chegou ao ápice.
Sabemos que, depois de sair do Congresso, José Dirceu abriu uma empresa de consultoria que presta serviços, entre outros, para o milionário mexicano Carlos Slim. Mas será que isso justifica tamanho vaivém? Nos últimos dias, quem tentasse alugar jatinho para ir a Brasília era informado de que quase todos os "slots" de vôo haviam sido tomados por José Dirceu.
O que será que aconteceu para de repente o país passar por esse turbilhão de tirar o sono do presidente e até de envolver seu braço direito, o bom cristão Gilberto Carvalho?
Ninguém duvida de que Dantas teria muito a elucidar se resolvesse abrir o bico. Muito me intriga a índole de alguém como ele, que poderia estar vivendo tranqüilo como bem-sucedido gestor de algum fundo milionário, mas que prefere passar a vida colecionando inimigos.
Naji Nahas é o caso clássico do jogador compulsivo que não se contenta em recolher o dinheiro da aposta vencedora e ir embora para casa. Junte a isso um talento imenso para bolar negócios e unir pessoas e você terá alguém com alto potencial para se meter em intrigas.
Os peixes grandes Dantas e Nahas sabem por que pernoitaram na cadeia. E, se nós quisermos compartilhar dessas informações, algo me diz que deveríamos passar a observar os passos de Dirceu dia e noite.
Por ora, eu só posso deduzir que ele esteja melindrado pela falta de convite para a festa junina.

Arquivo do blog