Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, agosto 08, 2007

Painel

Contra o relógio


Folha de S. Paulo
8/8/2007

Até agora constrangido apenas pela oposição, Renan Calheiros (PMDB-AL) começará a sentir a pressão do próprio governo, receoso de que a barafunda no Senado comprometa o que de fato lhe importa: prorrogar a CPMF. A frase de Lula em Honduras -"nenhum caso individual, por mais importante que seja, pode atrapalhar a votação de temas importantes para o país"- foi a senha do que está por vir. Ontem, a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), admitia que não se votará nada na Casa enquanto Renan permanecer na presidência.
Mesmo aliados como Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO) não têm interesse em prolongar a situação indefinidamente. Temem acelerar a perda de seu espaço na máquina federal.

Cálculo. Um PhD em Renan diz que ele já está mais do que ciente da impossibilidade de permanecer na presidência. Estica a corda em busca de um acordo que lhe permita preservar ao menos o mandato. A esta altura, não será fácil.

Na muda
Quando a ultragovernista Ideli Salvati (PT-SC) pediu a palavra no meio da enésima discussão em plenário sobre se Renan deve deixar o cargo, todos esperavam que ela defendesse o "fica". A senadora, porém, limitou-se a fazer um apelo pela continuidade das votações.

Boiada
Além do destempero demonstrado nas ameaças a José Agripino (DEM-RN), outro sinal de que Renan perdeu o controle da situação foi a decisão da Mesa de enviar ao Conselho de Ética a representação do caso Schincariol.

Virou
Antes da reunião da Mesa, a maioria defendia arquivar a representação. Um a um, os senadores foram mudando o voto. O mais incisivo a favor do envio ao conselho foi Gerson Camata (PMDB-ES), um dos candidatos a herdar a cadeira de Renan.

Guichê 1
O presidente da Gol, Constantino Jr., reuniu-se ontem em Brasília, durante três horas, com a diretora da Anac Denise Abreu. Sua missão era fazer lobby para que a empresa tenha o direito de manter os "slots" internacionais da adquirida Varig no aeroporto de Cumbica.

Guichê 2
Resolução do Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) determina que a agência reguladora do setor não aprove novos vôos com decolagem a partir de Cumbica. A Gol tenta emplacar a interpretação de que os "slots" da Varig, fora de operação atualmente, não seriam novos vôos, e sim rotas já existentes.

Sujeito oculto
Integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara enxergam o dedo da cúpula da Aeronáutica nas denúncias do brigadeiro J. Carlos, ex-Infraero, contra a diretora da Anac Denise Abreu.

Eu fico
Petistas com trânsito na direção da Anac descartam qualquer possibilidade de Denise Abreu pedir as contas e deixar a agência antes do fim de seu mandato.

Meu pirão
Simão Cirineu e Mauro Ricardo, secretários da Fazenda dos tucanos Aécio Neves e José Serra, respectivamente, reuniram-se ontem com o vice-presidente da Câmara, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), para articular um plano que viabilize a partilha da CPMF com os Estados.

Chá de cadeira
O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), espera há dez dias resposta do Planalto para pedido de audiência entre a direção do partido e Lula.

Aldeia paulista
Mais de um terço dos delegados eleitos para o congresso nacional do PT, marcado para o fim de agosto, é de São Paulo.

Alarme falso
O grupo de Celso Russomano não conseguiu tirar Paulo Maluf da presidência do PP-SP em manobra para emplacar o aliado Beto Mansur. Em reunião da direção nacional ontem, o ex-prefeito fez valer a convenção que o elegeu em julho.

Tiroteio

"Os tucanos dão estradas com uma mão e tomam dinheiro do usuário com outra."
Do deputado SIMÃO PEDRO, líder do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo, sobre projeto do governador José Serra (PSDB) que autoriza a cobrança de pedágio no trecho oeste do Rodoanel.

Contraponto

Varredura
Ao chegar na segunda-feira a um evento na sede da OAB, em Brasília, Tarso Genro perguntou ao presidente da entidade, Cezar Britto, se havia um local onde o ministro da Justiça pudesse ter uma conversa reservada com o superintendente da Polícia Federal, Paulo Lacerda. Britto apontou a porta vizinha de seu gabinete.
Minutos depois, Tarso emergiu da sala e agradeceu:
-Muito obrigado por ceder a sala.
O presidente da OAB, que vive às turras com o governo por causa das escutas da PF, não perdeu a piada:
-Agora fico tranqüilo de falar qualquer coisa naquela sala. Ali certamente não há grampo nenhum!

Arquivo do blog