Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, abril 20, 2006

Eliane Cantanhede - A ovelha e os leões




Folha de S. Paulo
20/4/2006

Márcio Thomaz Bastos depõe na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo. Ou seja: vai à toca do leão.
Thomaz Bastos, porém, não é uma ovelha qualquer e deve dar uma canseira nos leões. Advogado criminalista dos mais bem conceituados do país, cara de bom moço, voz mansa, ele tem experiência e jeito. Mas não é só isso: tem também bons amigos.
Ontem, tucanos e pefelistas esforçavam-se para rugir bem alto e mostrar as garras, ameaçando estraçalhar o ministro da Justiça. Mas a realidade é um pouco mais complexa.
Aos tucanos: Jutahy Magalhães e Alberto Goldman são ligados a José Serra, velho interlocutor de Thomaz Bastos, enquanto Zulaiê Cobra, deputada e advogada, mantém bons papos ao telefone com o colega.
Aos pefelistas: ACM Neto não é só herdeiro político direto de ACM, o melhor amigo do ministro no Congresso; foi também uma espécie de assessor dele na Bahia. E os ACM têm o chamado "efeito multiplicador".
Além disso, a oposição aprendeu, com a queda espetacular de Antonio Palocci, que não é derrubando ministros que vai baixar os índices de Lula nas pesquisas e ganhar a eleição. Se Palocci, que era Palocci, mal estremeceu a posição de Lula, de que adiantaria sacrificar o ministro da Justiça?
Não que alguém imagine que ele não teve nada com a história, ao contrário. Como lembrou José Carlos Aleluia (PFL): quando Duda Mendonça foi flagrado em brigas de galo, chamou MTB; quando Delúbio caiu na rede das CPI do valerioduto, chamou MTB; quando Palocci violou o sigilo do caseiro, chamou MTB. Conclusão do pefelista: "Ninguém tem dúvidas de que o ministro da Justiça é o advogado da organização criminosa [expressão usada pelo procurador-geral da República]".
Apesar disso, muito dificilmente Thomaz Bastos vai ter o destino de Palocci e cair. Porque ele não quer, porque Lula não deixa e porque a oposição quer apertar, sem asfixiar.

 
 

Arquivo do blog