Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, abril 27, 2006

Presidente da OAB constrange Lula no STF




Presidente da OAB constrange Lula no STF

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, fez um duro discurso contra a corrupção no governo Lula durante a posse da ministra de Ellen Gracie como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Elogiou a denúncia da procuradoria-geral da República contra o esquema do mensalão e criticou a absolvição dos deputados que receberam dinheiro do valerioduto.

 

Lula estava presente. Não discursou, mas assistiu atento ao que Busato falou.

 

Abaixo, os principais trechos do discurso de Busato:

 

"Registro, no entanto, que felizmente há homens de bem na vida pública, empenhados em reagir com destemor a esse processo de corrosão das instituições, resistindo a pressões e cumprindo seu dever, indiferentes a ameaças ou a quaisquer outros tipos de acenos e agravos. São cultores da Verdade, servidores públicos na plena acepção do termo.

 

Cito, a propósito, o orador que me antecedeu, o eminente procuradorgeral da República, dr. Antonio Fernando de Souza, cuja recente denúncia a esta Corte, a respeito da crise política que há quase um ano se abateu sobre o país, fez com que a sociedade brasileira voltasse a nutrir esperanças em seus homens públicos.

 

(...)


A absolvição pelo plenário da Câmara dos Deputados de parlamentares condenados por corrupção pelo Conselho de Ética da própria Câmara soa à população brasileira como desprezo, escárnio à Justiça. A pergunta que ecoa da voz das ruas é uma só: perdemos a compostura? Justiça não depende apenas do Poder Judiciário. É tarefa dos três Poderes e da cidadania ativa e organizada.

 

(...)

 

Sr. Presidente da República, sra. Presidente desta Corte, srs. Ministros,

 

Há pouco, a propósito da denúncia do procurador-geral da República a esta Corte, insinuou-se na mídia que nós, os advogados, seríamos instrumentos procrastinadores da Justiça. Que funcionaríamos como freios na tramitação dos processos do Mensalão.


Repelimos com veemência essa pecha, que revela preconceito contra o advogado, má fé e desconhecimento dos fatos."

 

Clique aqui para ler na íntegra o discurso.

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog