Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Lucia Hippolito na CBN:O feitiço e o feiticeiro


"Com a maior parte do PSDB ocupada em saber se o melhor opositor de Lula é Geraldo Alckmin ou José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique arregaçou as mangas e assumiu de vez a liderança da oposição. E partiu para cima do PT e de Lula com acusações pesadas.


Em entrevista à revista IstoÉ, Fernando Henrique afirma que Lula é omisso com a corrupção. Mas a artilharia mais pesada foi endereçada ao PT. Segundo o ex-presidente, “a ética do PT é roubar. No PT”, continua ele, “o militante acredita que está expropriando a burguesia para manter os seus ideais”.


Em resposta, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirma que vai processar o ex-presidente.


É impressionante como qualquer declaração de Fernando Henrique deixa os petistas completamente desnorteados. Não porque não seja verdade, mas porque é pronunciada por Fernando Henrique.


Na última pesquisa Datafolha, por exemplo, 80% dos entrevistados declaram que acham que existe corrupção no governo Lula. Será que Berzoini vai processar também o Instituto Datafolha?


Às vezes, parece que os petistas levam Fernando Henrique mais a sério do que levam o próprio Lula.


E o que disse de mais o ex-presidente? Que o PT obteve lealdades em troca de dinheiro. Mas isto, até o ex-tesoureiro Delúbio Soares já reconheceu em público.


Todos ainda devem se lembrar de que Delúbio afirmou que os recursos não-contabilizados foram utilizados para pagar dívidas de campanha de companheiros petistas e de deputados da base aliada. Não há nenhuma novidade nas afirmações de Fernando Henrique.


As revelações obtidas pelas várias CPIs comprovam as relações pra lá de esquisitas entre o valerioduto, a antiga cúpula do PT, o loteamento do Estado brasileiro entre aliados e o aparelhamento da máquina pública pelo partido.


Também não há aí nenhuma novidade.


Mas se o PT está se sentindo ofendido por Fernando Henrique, o caminho correto é este mesmo anunciado por Ricardo Berzoini. A Justiça é o foro adequado.


Fernando Henrique terá a oportunidade de esclarecer tudo o que afirmou à revista IstoÉ. Se a Justiça entender que houve crime de calúnia, injúria ou difamação, que Fernando Henrique seja punido.


Mas se a Justiça entender que não houve ofensa nenhuma ao PT, como dizia o ex-ministro José Dirceu, o feitiço pode voltar-se contra o feiticeiro."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog