Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 11, 2008

Rio A surpresa Gabeira

Um banho de votos

Fernando Gabeira começa a campanha do segundo turno empatado com Eduardo Paes e encalacra a vida de Lula no Rio de Janeiro


Ronaldo França

Fotos Renatto Thiele/CPdoc JB/Folha Imagem e Severino Silva/AE
CORPO A CORPO No dia seguinte à eleição, Gabeira foi à piscina. Paes foi panfletar

As eleições no Rio de Janeiro têm uma tradição de viradas espetaculares. Não foi diferente desta vez. O verde Fernando Gabeira saiu da lanterninha para o segundo lugar com uma campanha que conquistou a rica e escolarizada Zona Sul e, depois, contagiou a Zona Norte. Graças a esse desempenho, ele conseguiu reduzir a vantagem de Eduardo Paes, do PMDB, a apenas 6 pontos no primeiro turno, quando mesmo as pesquisas mais favoráveis a Gabeira apontavam 12 pontos de diferença entre os dois candidatos. No segundo turno, a disputa acirrou-se ainda mais. O Datafolha dá um empate técnico entre Gabeira e Paes. O verde tem 43% das intenções de voto, contra 41% do adversário peemedebista. Mostrou ainda que seu potencial de crescimento entre os eleitores de outros candidatos no primeiro turno é bem maior do que se supunha inicialmente. Uma eventual vitória de Gabeira, que, há poucos dias, era tida como impossível, hoje já está no terreno do razoável.

O crescimento do candidato verde é mais um dos reveses eleitorais que as urnas reservaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro turno, o presidente flertava com quatro candidaturas: Alessandro Molon, do PT, Marcelo Crivella, do PRB, Jandira Feghali, do PCdoB, e Eduardo Paes. Só sobrou o último, justamente aquele de quem Lula queria manter maior distância. O presidente e dona Marisa não perdoam Paes por ele ter citado um dos seus filhos, Lulinha, em 2005, durante a CPI dos Correios. Paes, então, era secretário-geral do PSDB e lugar-tenente de José Serra no Rio. Com a eleição de Sérgio Cabral, do PMDB, para o governo do estado, Paes virou a casaca e se tornou governista. Na semana passada, fez um gesto desesperado para atrair o apoio formal de Lula: enviou à primeira-dama Marisa Letícia uma carta em que pede desculpas ao casal pelo seu comportamento na oposição. Francamente.

Aos 38 anos, Paes é o candidato mais jovem e, ao mesmo tempo, o que representa a política tradicional. Tem números e projetos na ponta da língua. Procura encarnar a figura do jovem empreendedor, com mais capacidade administrativa que seu adversário. Aos 67 anos, Gabeira é o mais velho, mas significa renovação na política. Sua atuação como deputado federal pautou-se, nos últimos anos, pela defesa da ética. Sua campanha deslanchou depois que ele começou a mostrar, no horário eleitoral gratuito, as cenas em que, em 2005, mandou o então presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, calar a boca. Também veiculou imagens do dia em que, aos trancos, entrou na sessão do Senado em que se votava a cassação do presidente da casa em 2007, Renan Calheiros. Não importa de onde se olhe, é um bom combate o que se trava no segundo turno do Rio. Pela primeira vez nos últimos vinte anos, o debate sobre as propostas está entregue a candidatos que não vêem a prefeitura como trincheira para rivalizar com o governo federal. Só por isso, ganhe quem ganhar, o Rio já saiu vitorioso.

Arquivo do blog