Entrevista:O Estado inteligente

domingo, outubro 26, 2008

Blog Noblat, Pobre cidade linda

Opinião de leitor

Pobre cidade linda

No início dos anos 80, quando morava no interior de São Paulo, eu sonhava em morar no Rio de Janeiro. Lá havia tudo que eu imaginava ser bom neste país: paisagens deslumbrantes, povo alegre e trabalhador, prosperidade. Contudo, a vida me levou para longe de lá.

Pelo bem ou pelo mal, eu vim para Sampa e aprendi, como o bife após muitas marteladas, que esta terra também tem muita poesia escondida sob seu concreto. Hoje, eu gosto tanto ou mais de Sampa quanto do Rio. Mas, no fundo do meu coração, ainda bate o som do compasso carioca: sou flamenguista, adoro as escolas de samba do Rio e ainda fico maravilhado com a sua beleza.

Por tudo isso, hoje eu estou de luto, como aconteceu na derrota das diretas em 84; não exatamente pela derrota de Gabeira, mas pela derrota da ética, da honestidade e da coerência. Hoje, uma pequena maioria carioca pisou sobre um broto de mudança na política neste país. Espero isso seja, apenas, um acidente e não uma morte definitiva.

Atualização das 20h45 - Paes derrotou Gabeira por 55 mil votos. Os cariocas que deixaram de votar somaram 923 mil.

Arquivo do blog