Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 25, 2008

MILLOR

ISLÂNDIA, ICELAND, RESERVA NATURAL DA KIBON

E de repente, neste fim de mundo monetário, neste apocalipse da gaita, a Islândia, de que ninguém ouvia falar havia muito tempo ou nunca, se tornou a vedete da suruba financeira. Não digo capitalista, porque não existe nem existirá mundo não capitalista. E não falo sistema – o homem (perdão, feministas, ser humano) é capitalista. Eu mesmo me surpreendi quando a queda do Império socialista Soviético me mostrou imediatamente uma dezena de bilionários por trás dos escombros daquele maravilhoso socialismo. E de milionários tava assim, ó. E o número de babushkas desamparadas chegava aos milhões.

Podes crer, aprendi; não há ser humano tão miserável que não consiga explorar o vizinho um pouco mais miserável. Ponto. Com.

Kyodo/AP


Islândia. Bem, primeiro – por que deram o nome de Ilha do Gelo a essa coisa em forma de caranguejo? Tudo o mais, em volta, não é gelado? Como se chamam os outros pedaços de gelo por ali: Terra Menos Fria? Pedaço Quentinho em relação a? Tropical comparando? Dá pra encarar?

Bem, a Islândia não é tão pequena quanto você pensa. Com mais ou menos 103 000 quilômetros quadrados, é maior do que a Hungria (93 000), Portugal (92 000), Dinamarca (43 000), Israel (21 000) e muito maior do que esse extraordinário paraíso fiscal, Mônaco, que só tem 2 km quadrados. Pra ser exato, 1,90. Vocês me perguntarão: "Como um país com essa quadratura pode fazer corridas de automóvel?". E eu lhes respondo, com a minha conhecida modéstia: "Sorry, periferia. Constatei, quando estive lá no casamento de Grace Kelly, que Mônaco nem tem 2 quilômetros quadrados. Só 1,90. Mas cúbicos".

E nem vamos falar da superioridade geográfica da Islândia sobre o Vaticano. Que tem apenas 900 metros. Mas, claro, conta com a proteção de Deus e a "contribuição" de seu bilhão de fiéis. Minha dúvida: ainda vendem "indulgências"? Vê aí, dona Maria Lúcia!

Também não vamos falar de Israel, com apenas 21 000 km quadrados. Mas com 15 milhões de simpatizantes mundo afora.

Portanto nada mais natural que o universo financeiro internacional corra a socorrer a Islândia, que não tem a protegê-la uma religião poderosa.

Descartando o bacalhau.

ADENDO

Ainda neste mês, dia 9, a japo americana ou américo nipônica Yoko Ono inaugurou em Vickey, ilha perto da capital da Islândia, a torre da foto, Imagine Peace Tower, em memória do falecido maridão, John Lennon. O memorial é projetado pra lançar raios de luz no céu, de 9 de outubro (dia do nascimento de John) até 8 de dezembro (dia de sua morte). Todos os anos.

Valeu Islândia!


Gentileza de Encyclopaedia Britannica. Year Book 2007

Arquivo do blog