Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 25, 2008

VEJA Entrevista Zeinal Bava Imune à crise

Imune à crise

Divulgação

"Da mesma maneira que o celular pré-pago democratizou a telefonia no Brasil, o investimento que vem sendo feito na rede de terceira geração vai popularizar significativamente o acesso à internet"

A crise dos mercados financeiros mundiais não atinge o setor de telecomunicações no Brasil. Ao menos não produz o mesmo efeito destruidor verificado em outros períodos difíceis, como na desvalorização do real em 1999 e na incerteza eleitoral de 2002. A análise é de Zeinal Bava, presidente mundial da Portugal Telecom, empresa que obtém 40% de seu faturamento do mercado brasileiro. Segundo Bava, trata-se de um setor naturalmente imune à crise: "A comunicação faz parte do dia-a-dia das pessoas, com ou sem crise". Bava, que assumiu a presidência da empresa no início do ano passado, diz que o maior desafio do setor está em adaptar os produtos ao avanço tecnológico e defender-se dos novos competidores. "As fronteiras desse negócio esvaem-se muito rapidamente, e as ameaças vêm de onde menos se imagina. Quem diria, alguns anos atrás, que a Apple ou o Google disputariam parte do faturamento das empresas de telefonia?", disse ele ao editor Giuliano Guandalini.

Como a crise financeira afeta as empresas de telefonia?
O mundo não vai parar de se comunicar. A comunicação faz parte do dia-a-dia das pessoas, com ou sem crise. Por isso, nosso setor é naturalmente defensivo. Suas empresas possuem uma base de clientes ampla, que permite uma fonte de receita constante. Também temos a capacidade de ajustar o nível de investimentos muito rapidamente – ao contrário de outras indústrias, como a de petróleo ou a siderúrgica. Nossos desafios, na verdade, vão além da crise atual.

Quais são esses desafios?
Nosso setor vive em constante mutação. As fronteiras desse negócio esvaem-se muito rapidamente, e as ameaças vêm de onde menos se imagina. Quem diria, alguns anos atrás, que a Apple ou o Google disputariam parte do faturamento das empresas de telefonia? Precisamos ser bastante ágeis, incorporando novas tecnologias rapidamente. O fato de termos presença em mercados de rápido crescimento, como o Brasil e a África, também ajuda muito. A diversificação de nossos negócios reduz os riscos operacionais. Na África, a penetração dos celulares não passa de 30% da população. Nossas grandes apostas são Angola e Moçambique, que fazem no momento uma verdadeira revolução econômica e na distribuição de renda.

Que peso tem o Brasil nos negócios da empresa?
A economia brasileira é bastante robusta e vai contribuir positivamente para nossos resultados. Hoje, 55% do faturamento da empresa vem de Portugal e 40%, do Brasil. Quando chegamos ao Brasil, em 1998, apenas 5% da população tinha celular. Hoje, o acesso chega a 70% das pessoas. A maior parte delas possui uma linha pré-paga, sistema no qual a Portugal Telecom foi pioneira no mundo.

Em um momento de turbulência, como o atual, não seria lógico que grandes companhias reduzissem seus investimentos?
Com relação especificamente ao Brasil, nosso investimento é a longo prazo. Já enfrentamos momentos mais difíceis no país, em 1999 e em 2002. Entramos no Brasil em 1998, no leilão da Telesp Celular. Seis meses depois, houve uma desvalorização expressiva do real, o que afetou bastante nossos lucros. Em 2002, às vésperas da eleição do presidente Lula, ocorreu uma nova crise severa no país. Passamos por bons e maus momentos. Mas nunca deixamos de investir no Brasil.

Em cinco anos, o Brasil vai se tornar um mercado maduro em telefonia celular. Qual será a estratégia depois disso?
A disponibilidade de banda larga de telefonia no Brasil ainda é restrita – apenas 4% das linhas, contra até 40% em países europeus. Da mesma maneira que o celular pré-pago democratizou a telefonia no país, o investimento que vem sendo feito na terceira geração vai democratizar significativamente o acesso à internet. Os celulares são mais baratos do que os computadores e mais fáceis de usar. Isso me leva a crer que a terceira geração fará o Brasil dar um segundo salto no uso de transmissão de dados.

Mas os smartphones (aparelhos que permitem usar a internet) ainda são muito caros. Quando os preços vão diminuir?
Antes de popularizar esses aparelhos, é preciso fazê-los funcionar adequadamente. Nada mais frustrante do que ter um ótimo celular com sinal deficiente. Por esse motivo, acima de tudo, devemos assegurar uma boa cobertura. Dito isso, os smartphones são realmente caros, e não apenas no Brasil. Além do custo do aparelho, existem as tarifas. Isso faz com que sejam produtos de elite. Mas essa situação tende a mudar em breve. A partir de 2009, já deveremos ter na Europa smartphones a 200 dólares, sem considerar eventuais subsídios. Nessa faixa de preço, já se consegue chegar à classe B e a parte da C. Mas, sem dúvida, a popularização só será possível com a queda dos preços.

O crédito ficou mais caro em todo o mundo. Isso levará a Portugal Telecom a postergar investimentos?
Temos uma dívida de longo prazo, com vencimento médio de cinco anos, e um custo baixo no pagamento de juros. O resultado é que dependemos pouco de financiamento de curto prazo e podemos preservar os investimentos na Europa, no Brasil e na África. Por termos sido conservadores na gestão financeira, podemos hoje aproveitar esse período de ameaça para crescer e conquistar uma fatia maior do mercado. Mas, obviamente, ficamos mais rigorosos na aprovação de novos projetos.

Quais são os requisitos para o país continuar atraindo investimentos no setor de telecomunicações?
Como no caso de qualquer outra nação, há três condições absolutamente essenciais para atrair capital estrangeiro: estabilidade política, previsibilidade regulatória e potencial de crescimento. O Brasil está hoje numa situação ímpar nesses três pontos e possui as condições para atrair mais investimentos. Se o governo preservar esses aspectos, não tenho dúvida de que os consumidores do país só terão a se beneficiar.

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