Entrevista:O Estado inteligente

domingo, outubro 26, 2008

DANUZA LEÃO É hoje!



O eleitor está ficando mais esperto e mandando recado a quem acha que transferência de votos é uma barbada

POLÍTICA costuma ser uma coisa suja, todo mundo sabe. Mas a cada eleição, segundo os resultados, se tem uma idéia dos eleitores: se eles começam a perceber as manobras nojentas que são feitas por alguns candidatos, quais pensam sinceramente em fazer alguma coisa pelo país e por isso merecem ser eleitos, ou se continuam a votar nos mesmos de sempre, que acabam envolvidos nos mesmos escândalos de sempre.
Uma coisa interessante que se vai saber nesta eleição é até que ponto o voto de cabresto ainda existe. Não conheço as condições das prefeituras de pequenas cidades, mas estou acompanhando o que está acontecendo -de acordo com as pesquisas- nas grandes, e acho que o eleitor está ficando mais esperto e mandando um recado aos que achavam que a transferência de votos seria uma barbada; só nos grotões se elege poste.
Só quando forem abertas as urnas vamos ter certeza, mas é inimaginável o que está acontecendo em Belo Horizonte, e no Rio, onde o bispo Crivella já foi considerado praticamente eleito. E em São Paulo. Mesmo com Lula no palanque, Kassab está com toda a pinta de continuar como prefeito da capital.
Muitos eleitores, através do voto, parecem estar dizendo "eu voto em quem quero e em quem acho o melhor candidato". Convenhamos: já é um progresso. Aliás, um pequeno parêntese: no dia do comício do presidente Lula e de Marta, confundi a candidata com dona Marisa. Como elas estão parecidas!
No Rio, a disputa está dura. Gabeira e Paes estão tecnicamente empatados, mas no início da campanha, quem poderia imaginar que Gabeira chegaria ao segundo turno? Quem vencerá? Paes, com o seu desejo louco de ser prefeito, ou Gabeira, com sua serenidade? Qual será a escolha dos eleitores do Rio? Hoje é um dia de grandes emoções.
A avidez de Eduardo Paes me lembra muito Cesar Maia, no início de sua carreira política. Parece que não sabe que, ganhando ou perdendo, a vida e a luta continuam, e que mesmo sendo normal lutar pela vitória, há um limite para a ânsia de ganhar -sobretudo a qualquer preço.
Paes está sendo apoiado por um monte de partidos, a muitos dos quais já pertenceu; já antigos correligionários de Gabeira, como Vladimir Palmeira e Carlos Minc, o abandonaram -e se for eleito, ótimo, ele fica ainda mais livre para montar sua equipe. Em compensação, teve o apoio da ex-ministra Marina Silva, que foi proibida pelo TRE de fazer campanha a seu favor; mas entre os prós e os contra, ficou no lucro. Resta saber se o eleitor vai escolher entre a ética e a inteireza, ou se vai preferir a mesma politicalha que manda na nossa cidade há anos.
O resultado da eleição no nosso pobre Rio de Janeiro vai ser um marco; vai mostrar se as coisas vão ficar como estão há tantos anos ou se vão mudar. É uma chance que não pode ser jogada fora.
Hoje é dia de festa, é dia de votar. Não desperdice seu voto; vote bem.

Arquivo do blog