Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 17, 2008

Respostas à procura de perguntas NELSON MOTTA

Nelson Rodrigues imortalizou “a estagiária do calcanhar sujo” como a caricatura da jovem jornalista riponga, esquerdista e ignorante.
Quando uma dessas perguntava a Paulo Francis “como começou a sua carreira?”, ele rosnava: “Se depender de mim, a sua acabou agora.” E ia embora.
Por que perder seu precioso tempo respondendo o que já foi mil vezes respondido? Por preguiça e incompetência de boa parte dos jornalistas que nossas fábricas de diplomas desovam no mercado? Como jornalista não-diplomado, nunca fui para uma entrevista sem ler tudo que pudesse sobre o entrevistado. Sem Google. E sempre sabia como começou a carreira dele.
Não é justo que artistas importantes deixem de trabalhar para gastar tempo repetindo, ad nauseam, suas biografias de domínio público.
No lançamento de “Vale tudo, o som e a fúria de Tim Maia”, como a imensa popularidade do biografado certamente provocaria muito interesse pelo livro, prometi à editora que daria entrevistas a qualquer jornal, revista ou site, de qualquer tamanho, de qualquer cidade. Tudo por e-mail.
Choveram pedidos, foram mais de 100 entrevistas, todas respondidas e publicadas. Sem perder um minuto do meu tempo.
Graças ao Personal Respondeitor Digital ! A idéia surgiu quando dei as primeiras entrevistas para “Veja”, O GLOBO, “Folha”, “Estadão” e “Zero Hora”.
Respondi abundantemente, eles usaram 20% e acumulei um volumoso “dossiê Tim Maia” em um arquivo que chamei carinhosamente de “banco de dados”.
Foi com esse material que minha brava assistente Lu respondeu, por neemail, por supuesto, a todas as outras entrevistas, sampleando e remixando minhas respostas. E todos os repórteres ficaram muito satisfeitos.
Ninguém reclamou, ninguém notou nada.
Sem bronca: quem faz as mesmas perguntas merece as mesmas respostas.
Se surgia uma pergunta diferente, o que era raro, eu mesmo respondia e acrescentava ao arquivo.
O Personal Respondeitor, apesar de atraente oferta das Organizações Tabajara, não será comercializado.
Estaremos disponibilizando free para quem está cansado de responder às mesmas perguntas: seus problemas acabaram.

Arquivo do blog