Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, novembro 16, 2007

Radar


Lauro Jardim

GOVERNO

Confusão na transposição 1
Já começou enrolada a concorrência feita pelo ministro Geddel Vieira Lima para o primeiro dos catorze lotes da transposição do Rio São Francisco. Dos três grupos que fizeram propostas (Odebrecht e os consórcios liderados pela Carioca e pela Encalso), o Ministério da Integração Nacional inabilitou dois. Deu a vitória a Odebrecht. Só que a concorrência parou por duas decisões da Justiça – uma do STJ e outra do Tribunal Regional Federal de Brasília.

Confusão na transposição 2
Uma das decisões judiciais obrigou o ministério a abrir o valor das propostas das empreiteiras. E o que se verificou? A Odebrecht apresentou o preço mais alto entre as três concorrentes – 275 milhões de reais. A diferença entre a proposta mais baixa e a da empreiteira baiana foi de 36 milhões. Outra decisão do Judiciário determinou que o consórcio da Carioca, cuja proposta foi de 247 milhões de reais, fosse considerado habilitado para a concorrência. Pelo visto, muita água ainda vai passar nessa transposição antes de qualquer eclusa ser aberta.

Hora de enxergar
Lula vai à Venezuela, no dia 13 de dezembro, dia nacional do cego. É uma daquelas viagens protocolares que nada significam. Não deixa, contudo, de ser uma data bem apropriada para quem não consegue enxergar o desastre institucional que o coronel Hugo Chávez está patrocinando no continente.

Lula al mare
Lula estuda virar o ano vendo os fogos da Praia de Copacabana. Não da areia, mas da costa, a bordo do Cisne Branco, o veleiro-escola de 76 metros da Marinha.

Os temores de uma ditadura


Ricardo Stuckert/PR
Castro e Lula: medo de jornalista

Ditadura não costuma falhar quando tem oportunidade de provar seu autoritarismo. E Cuba não perdeu a chance: vários jornalistas que iriam acompanhar Lula em sua viagem à ilha de Fidel Castro na próxima quinta-feira haviam pedido visto à Embaixada de Cuba em Brasília. Todos foram negados. Só entra na ilha o jornalista que o Itamaraty indicar, informou o bedel da embaixada. Como na quarta-feira passada a viagem foi adiada por trinta dias, não foi preciso o Itamaraty entrar em cena. O governo Lula, entretanto, já sabe que os jornalistas brasileiros deverão chegar e partir de Havana com o presidente. Nem um minuto a mais lhes será concedido. Cuba, como toda ditadura, teme a imprensa livre, mas o caso dos boxeadores desertores presos no Brasil e mandados de volta depois do Pan atormenta especialmente o regime de Fidel. Aliás, essa viagem é fruto da vontade de Lula de encontrar-se com o enfermo ditador. A partir daí, é que foi montada uma agenda de acordos bilaterais que justificassem uma visita oficial ao país.

ECONOMIA

Fartura nas bolsas
A exuberância da Bovespa nos últimos cinco anos faz os papéis das empresas brasileiras brilhar mesmo quando cotejados com os das empresas lá de fora. Um estudo ainda inédito do Boston Consulting Group com 610 companhias de porte global destacou várias empresas daqui entre as que mais criaram valor para seus acionistas, em um ranking que mediu a valorização da ação e o pagamento de dividendos entre 2002 e 2006. A Usiminas foi avaliada como a quinta empresa do mundo (e a primeira do Brasil) nessa categoria. Teve um retorno médio anual de 76%. Nesse mesmo levantamento, a CSN aparece em nono lugar. Mais: no estudo, a Vale do Rio Doce surge à frente da Apple. A Suzano e a Aracruz lideram o ranking do setor de papel e celulose.

Um bom remédio
As gigantes do varejo de drogarias nos Estados Unidos estão vendo o Brasil como um bom remédio para aumentar seus lucros. Capitalizadas, elas estão ávidas por investimentos fora dos EUA, um mercado considerado maduro. Walgreens, Rite Aid e CVS contrataram bancos de investimentos. Buscam aquisições por aqui. A Raia e a Drogasil são os principais alvos.

(Quase) em Hollywood
A Petrobras BR negocia com a Warner um merchandising no filme Speed Racer, baseado no desenho animado japonês dos anos 60, que estréia no Brasil em meados do ano que vem. O que está sendo negociado é um merchandising regional, não global: a logomarca da BR será aplicada num dos carros de corrida do filme, mas só nas cópias exibidas no Brasil e nos países da América do Sul em que a distribuidora da Petrobras tem postos de gasolina.

SENADO

O efeito "CPMF"
Todo o cuidado é pouco: segundo um senador que conhece a fundo a alma dos seus colegas, nos últimos dias "o coração dos senadores está amolecendo" em relação a Renan Calheiros. A votação em plenário para a cassação de Renan será nesta quinta-feira.

CONSUMO

A maior TV do mundo
Esta é para quem está com dinheiro sobrando e acha que chegou a hora de trocar o televisor: no dia 23, a Panasonic bota no mercado, numa venda especial das Casas Bahia, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, uma TV de plasma de 103 polegadas, de alta definição – é o maior aparelho do mundo. O preço é o de um apartamento. Quem fizer o cheque de 269 000 reais leva a TV para casa.

Guaraná no palito
A AmBev e a Unilever uniram forças e lançam em dezembro o picolé Kibon Guaraná Antarctica. O produto vai utilizar a fórmula secreta do guaraná, que é mantida a sete chaves dentro da AmBev – somente duas pessoas sabem a receita. Por causa do segredo, a Unilever recebeu o extrato do refrigerante já pronto para produzir o picolé. O novo sorvete será vendido apenas durante o verão.

TELEVISÃO

Louro José até 2011
Apesar de problemas de audiência que acometem de vez em quando Ana Maria Braga, a Globo renovou seu contrato por mais quatro anos.

Uma megaproposta do Real Madrid


Damien Meyer/AFP
Kaká: o craque do Milan pode trocar de camisa


Muita gente estranhou a declaração de Kaká, que previu uma possível fuga de astros do futebol italiano por causa da violência dos torcedores nos estádios. Pode até ser que o apoiador do Milan e da seleção esteja preocupado com o vandalismo. Mas a razão mais palpável da afirmação do discreto Kaká foi uma megaproposta que recebeu do Real Madrid – a maior já feita a um craque da bola. A proposta está cercada de todo o sigilo possível.


e-mail: ljardim@abril.com.br




Foto Mauricio Cheli/AP


Marcadores:

Arquivo do blog