Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, novembro 28, 2007

AUGUSTO NUNES -Três retratos 3x4 da geléia tropical





28/11/2007

Foi uma delegada quem ordenou que a menina de 15 anos fosse enjaulada em companhia de mais de 30 machos. A sherloque de Abaetetuba está subordinada à Secretaria de Segurança Pública, chefiada por uma mulher. Por ordem da petista Ana Júlia Carepa, primeira mulher a comandar o governo estadual, a delegada foi "afastada das funções que exerce". Tradução: por algum tempo, vai receber sem trabalhar. A secretária de Segurança Pública continuará no cargo.

A perturbadora corrente feminina invadiu os domínios do Poder Judiciário. Foi uma juíza quem, depois de examinar o relatório remetido pela delegacia, ratificou a condenação ao inferno. A mulher que preside o Tribunal de Justiça do Estado ainda não revelou o que acha da performance da doutora. É improvável que lhe prejudique a carreira por tão pouco.

Os companheiros paraenses vivem celebrando a feminilidade de Ana Júlia. Faz sentido. Ao assumir o governo, ela tentou transformar em "assessoras especiais" a manicure e a cabeleireira. Também esbanja jogo de cintura quando dança o carimbó. Mas anda absorvida por um assunto geralmente associado a homens: futebol. Para incluir Belém na rota da Copa do Mundo de 2014, Ana Júlia conseguiu até ser escalada no time de governadores que jogou recentemente na Suíça.

De olho no voto masculino, acabou ganhando, por vias transversas, ao menos 30 eleitores cativos em Abaetetuba. Presenteada com uma adolescente, a turma da cadeia acha que Ana Júlia é a melhor governadora da história do Pará.

Azeredo merece disputar a Presidência

Para preservar o senador Eduardo Azeredo, os chefões do PSDB e as bancadas no Congresso se comportaram com a candura de um seminarista na fase aguda do escândalo do mensalão. O pé no freio que salvou o tucano mineiro também evitou sacolejos que fariam Lula balançar perigosamente.

A obscena opção pela cumplicidade tornou a manifestar-se com a divulgação da denúncia do procurador-geral da República, Antonio de Fernando Souza, que localiza Azeredo nos trabalhos de parto do mensalão. O comparsa Walfrido Mares Guia entregou o cargo de ministro e submergiu. O senador só tem recebido afagos e palavras de estímulo dos grão-tucanos. Aparentemente, ficou melhor ainda no retrato do PSDB.

Que tal lançá-lo candidato à Presidência da República?

Lula merece um cursinho intensivo

Professores universitários petistas reagiram com frases ferozes (todas formuladas em bom português) à constatação reiterada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: a formação escolar de Lula é lastimável, como vivem avisando as sucessivas agressões ao idioma, à História e à geografia. É preconceito de classe, recitaram em coro. Como se não houvesse tanta cabeça boa de origem humilde e tantos cretinos com sobrenomes muito vistosos.

A intelectuália governista faria um favor ao presidente (e aos brasileiros que prezam a gramática e valorizam o conhecimento) se, em vez de bancar a babá da ignorância companheira, providenciasse um cursinho intensivo - personalizado, que ele merece - para Lula. Ele aprende rápido. Teria melhorado bastante se a preguiça não o impedisse de aplicar em estudos parte do tempo que lhe sobrou entre 1980 e 2002.

Caso não fuja das aulas, o presidente da República não demorará a descobrir, por exemplo, que o plural existe. Ou que o Brasil faz fronteira com a Bolívia.

Arquivo do blog