Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, novembro 21, 2007

É a máquina, estúpido-Jose Negreiros

Como ganhar a eleição em 2010? Com um bom candidato, boas propostas e máquina, isto é, dinheiro, muito dinheiro. O PSDB tem os dois primeiros e não tem o último. É o PT ontem. Hoje, o PT só tem o último. Mas isso é quase tudo.


No entanto, poucos têm essa percepção pit bull da política. Lula tem e é por isso que ganhou, ganha e alimenta uma perspectiva de longa estadia no Planalto. Nunca, neste país, um partido ocupou o governo federal de forma tão absoluta e avassaladora quanto o dele.


É por isso que o PT foi parar no noticiário policial. Uma vez no poder, tratou de inventar novas modalidades de captação de recursos – mensalão, marcos valério, aparelhamento etc. Conforme ensinou o deputado cassado Roberto Jefferson, a ocupação de DASs e estatais e a prática de barganhas de todos os tipos não se destinavam a reter o poder pelo poder. São mecanismos de captação de recursos que transformaram o PT no único partido com acesso a financiamento público do país.


Tanta fome de máquina empobrece o debate político. Não se sabe mais nem que democracia o partido de Lula defende, na medida que ele acha que Chávez é um democrata. As bandeiras tucanas – estabilidade privatização, responsabilidade fiscal – o PT já havia tomado e levado pra casa desde 2002.


O PSDB, que manda em São Paulo há 13 anos, reduziu em 70% o número de assassinatos no estado, mas a mídia não dá bola para isso. Segundo um tucano, "porque ninguém a acredita na vida real". Aécio Neves, no entanto, tem mais charme, com seu choque de gestão. Quando chegar a hora, a exemplo do que aconteceu em Nova York com a queda da violência, em 1996, a imprensa saberá fazer disso um case.


Mas dinheiro, que é bom, só virá se Lula errar muito, o que é pouco provável. Ou se o PSDB produzir o que eles chamam de "a nossa bomba atômica", ou seja, a chapa Serra-Aécio ou Aécio-Serra. A segunda hipótese é improvável. Salvo um tsunami, o candidato será Serra, com ou sem disputa interna, com ou sem dinheiro.

Arquivo do blog