Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 18, 2007

Radar


Lauro Jardim

PETROBRAS

Negócio (ainda não) fechado
Corre perigo de não se concretizar o maior negócio fechado pela Petrobras nos últimos tempos – a compra da Suzano Petroquímica por 2,7 bilhões de reais, anunciada no início do mês. Quem se opõe ao negócio é gente poderosa: Lula, Dilma Rousseff e Guido Mantega. Lula até hoje não se conforma com o valor pago pela Petrobras. Já disse isso pessoalmente a José Sérgio Gabrielli, presidente da estatal.

A hora e a vez do Cade
Como a anulação do contrato acarretaria uma multa de 400 milhões de reais a ser paga pela Petrobras, a expectativa do governo é que o Cade barre o negócio.

Mistura de política com televisão

José Patrocínio/AE
ACM Neto: a TV da família como base


Os movimentos de ACM Neto para tentar ocupar o lugar do avô têm sido ousados. Esse arrojo revela-se com mais força na Rede Bahia, retransmissora da Globo, de propriedade de sua família. Há dez dias, para surpresa geral, auto-investiu-se como integrante do conselho editorial da TV. E, na terça-feira passada, também na sede da emissora, reuniu-se com quatro vereadores de Salvador para tratar de sua candidatura à prefeitura da cidade no ano que vem. Ainda que discretos, os movimentos têm chamado atenção: ACM não despachava ali com políticos.

PARTIDOS

A situação vai engordar...
O DEM perderá quatro senadores nas próximas semanas. O quarteto irá de armas e bagagens para o PP e o PRB – ou seja, para a base de partidos que apóia Lula. O incontrolável gene governista de alguns sempre fala mais alto.

...à custa do DEM
Outros três senadores do ex-PFL estão negociando deixar a oposição para cair nos braços largos do governo.

Convocação geral
A noite de quinta-feira foi palco de um debate sobre os rumos da economia brasileira na Casa das Garças, centro de estudos no Rio de Janeiro que reúne o melhor do pensamento liberal. Entre outros, estavam lá Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha, Dionisio Carneiro, Edward Amadeo e um convidado especial, Aécio Neves. No fim do encontro, Aécio provocou, bem-humorado: "Podem ir aproveitando para debater, estudar, mas preparem-se para arregaçar as mangas daqui a três anos: vai todo mundo voltar para Brasília".

CASO RENAN

Calote no IPTU
Não bastasse tudo o que já se revelou de Renan Calheiros, agora se descobre que o nobre senador dá calote no IPTU. Renan está sendo processado pela prefeitura de Maceió por deixar de pagar o imposto de um imóvel na Praia de Garça Torta. Entre 1997 e 2002, a prefeitura não viu a cor do IPTU.

CPMF

Pontos convergentes
José Serra conversou com Lula na semana passada pelo telefone sobre a CPMF. Segundo o Planalto, Lula gostou do que ouviu: a posição de Serra destoava um pouco da que vem sendo defendida publicamente pelo PSDB.

FUNDOS DE PENSÃO

De olho nos benefícios
Luiz Paulo Conde já definiu uma de suas prioridades em Furnas, a estatal que acabou de assumir. Quer trocar a presidência e a diretoria da Real Grandeza, o fundo de pensão da estatal.

ECONOMIA

Um dia para esquecer
Na quinta-feira negra, o dia mais agudo do atual terremoto financeiro, o JP Morgan e o Citibank tiveram de socorrer duas grandes corretoras americanas que operam no Brasil e estavam sem liquidez na BM&F.

Novo disco. Agora, sem precisar cantar

Guilherme Maranhão/Folha Imagem
Marcelo Rossi: ninguém vende mais CDs que ele


O padre Marcelo Rossi, o maior vendedor de discos do Brasil, vai lançar uma série de dezesseis CDs – sem cantar. Momentos de Fé é uma espécie de compilação de sermões na qual o padre dará conselhos não apenas sobre temas religiosos, mas também sobre questões da atualidade, como depressão ou desemprego. O primeiro disco da série sairá com 300 000 unidades. A aposta da Sony BMG é alta. Mas o padre Rossi é um dos derradeiros bastiões da era do disco. Seu último CD vendeu 900 000 cópias. Mais do que os de Roberto Carlos (330 000 cópias), Ivete Sangalo (150 000) e Ana Carolina (340 000) somados.

BRASIL

Aqui se faz, aqui se paga
Uma semana depois de tentar livrar o Planalto de um embaraço, garantindo que a dupla de pugilistas cubanos queria voltar para a prisão-ilha por decisão própria, o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, já faturou com a boa vontade do governo. A Petrobras decidiu na semana passada que vai bancar dois projetos da entidade: um seminário com juristas brasileiros e portugueses e a reforma de um antigo fórum no Rio de Janeiro.

AVIAÇÃO

Medo de avião
Uma pesquisa inédita do Ibope, realizada no início do mês, ainda sob o impacto do acidente da TAM, revelou o efeito das últimas tragédias da aviação sobre a confiança dos passageiros. Nada menos do que 74% responderam "sim" à pergunta "Independentemente de já ter andado de avião, você passou a ter mais medo de andar de avião após os últimos acidentes aéreos?". As mulheres admitem ter mais medo do que os homens: 78% contra 69%. É um estrago e tanto.

LUXO

Huck e Fasano
Estão muito bem encaminhadas as conversas para que Luciano Huck seja sócio de Rogério Fasano em seus restaurantes cariocas. O que se negocia é uma troca dos 6% que Huck possui no Hotel Fasano do Rio de Janeiro por uma participação de 10% dos restaurantes Gero, do Fasano Al Mare e do bar Londra.

Com Jan Theophilo
e-mail: ljardim@abril.com.br
Notas diárias em www.veja.com.br/radar – acesso livre




Foto Frank Herholdt/Getty Images


Arquivo do blog