VoIP a sucessora do telefone
A telefonia quase gratuita da internet está
mais acessível, melhorou sua qualidade na
transmissão do som e já funciona sem
a intermediação de um computador
Fabiano Accorsi |
A economista Beatriz Leitão: ela conhecia o Skype e se encantou com o wi-fi |
O desafio que ainda impede o crescimento da tecnologia de voz sobre a internet, ou VoIP, é o número restrito de brasileiros que possuem internet rápida: 4,5 milhões entre 21 milhões de pessoas que acessam a rede. Possuir banda larga é um pré-requisito para que a conversa se dê pela rede sem falhas.
A principal vantagem da tecnologia VoIP é ser barata. As pessoas que dão preferência ao telefone virtual economizam em média 90% em chamadas internacionais, 40% em chamadas de longa distância e 30% em chamadas locais. A associação das operadoras de telefonia fixa estima que um terço das chamadas do Brasil para o exterior já seja feito pela internet.
O software de VoIP mais conhecido é o Skype. Existem outras 47 empresas autorizadas pela Anatel nesse mercado. Os serviços de VoIP diferenciam-se pelo tipo de interface utilizado: softphone, ATA, telefone IP e wi-fi (veja informações comparativas abaixo). Também variam na forma como as chamadas são cobradas: por meio de créditos pré-pagos ou mensalidades. Há ainda outras diferenças, conforme notou a economista paulista Beatriz Leitão, de 42 anos. A pedido de VEJA ela testou quatro alternativas VoIP e encantou-se com o aparelho wi-fi. Beatriz utilizou números para teste cedidos por quatro das cinco maiores operadoras VoIP do Brasil, de acordo com ranking da consultoria Teleco*.
Tipo de interface VoIP: SOFTPHONE
Fotos divulgação |
O que é: um software que permite efetuar ligações para qualquer número de telefone fixo, celular ou outro VoIP. Há serviços que somente efetuam as ligações, como o UOL Fone ou o Terra VoIP, e outros que também recebem chamadas, entre os quais o mais popular é o Skype.
O que é preciso para instalar: fazer o download do software, plugar no computador o microfone e, se desejável, a webcam. Comprar créditos para fazer chamadas para telefones fixos ou celulares. As ligações entre computadores costumam ser gratuitas.
Principal vantagem: entre os serviços de VolP oferecidos no Brasil, o softphone é o único que permite empregar uma câmera na conversa.
Serviço testado por Beatriz: SKYPE
Sua avaliação: "Eu uso diariamente esse serviço para economizar na conta de telefone. Em algumas ocasiões, as ligações feitas para telefones fixos dão eco, especialmente em interurbanos. Há outros dois problemas: o computador deve ficar ligado para fazer ou receber ligações e a cobrança do cartão de crédito se dá em euros. Às vezes a fatura vem mais alta do que eu espero por causa do câmbio".
Tipo de interface VoIP: ATA (Adaptador de Telefone Analógico)
O que é: um adaptador que faz a conexão de um telefone comum à rede, transformando-o em telefone VoIP.
O que é preciso para instalar: basta conectar o ATA aos cabos da internet e do telefone. Não é preciso ter um computador no ambiente (basta ter o ponto de rede).
Principal vantagem: pode ser conectado a um telefone sem fio, o que amplia sua mobilidade.
Serviço testado por Beatriz: NET FONE via EMBRATEL
Sua avaliação: "Financeiramente compensa ter um pacote de internet, televisão a cabo e VoIP. Como eu uso os três serviços em casa, unificar o fornecedor me traria descontos. Mas fiquei desapontada porque o som saiu abafado e as pessoas tiveram dificuldade para me ouvir. Reclamei e os técnicos da Embratel conseguiram atenuar o problema com facilidade".
Tipo de interface VoIP: TELEFONE IP
O que é: um telefone com fio e visor, pelo qual se podem identificar as chamadas.
O que é preciso para instalar: ligar os cabos às entradas na parte de trás do aparelho para que receba energia elétrica e acesso à internet. Assim como o ATA, o telefone IP dispensa a intermediação de um computador.
Principais vantagens: display de chamadas e agenda com memória para até 100 números.
Serviço testado por Beatriz: GVT-VONO
Sua avaliação: "Funcionou bem, mas tanto o aparelho quanto o serviço são caros. Pela GVT-Vono o preço da ligação local é igual ao preço do DDD e do DDI para os Estados Unidos: 25 centavos por minuto. Há operadoras mais baratas. O aparelho custa cerca de 800 reais. Em minha opinião os preços não compensam".
Tipo de interface VoIP: TELEFONE WI-FI
O que é: o telefone se conecta à internet por redes sem fio presentes em aeroportos, faculdades, hotéis e casas com ambiente wi-fi. Vem com um modem.
O que é preciso para instalar: basta conectar a saída da rede de banda larga ao modem que faz a conversão do sinal. Para dar maior segurança e impedir que vizinhos utilizem sua internet, é recomendável a ajuda técnica para programar uma senha de acesso.
Principal vantagem: é o que permite a maior mobilidade, pois funciona em qualquer lugar que tenha rede wi-fi.
Serviço testado por Beatriz: TMAIS
Sua avaliação: "Os aparelhos wi-fi têm a melhor relação custo-benefício (preço médio de 600 reais). Quem viaja muito pode aproveitar a rede de banda larga dos aeroportos e falar de seu telefone wi-fi sem conectar fio algum, pagando preço de ligação local. Também vale a pena para uso doméstico, porque além da mobilidade o telefone tem funções de celular, como agenda. Testei-o em casa e num supermercado que tem rede wi-fi. Funcionou superbem".
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*A TVA decidiu não pôr seu produto VoIP a teste por motivos estratégicos
Fabiano Accorsi |
O técnico em computação Edmundo Silva, de 26 anos, gastava 200 reais por mês para falar de São Paulo, onde vive, com seus familiares que moram no Rio de Janeiro e no interior de Santa Catarina. Ele conseguiu reduzir a conta em 70% depois que adotou as seguintes medidas:
• pesquisou e escolheu o serviço de VoIP da Nexus Telecom porque a empresa dá direito a vincular mais de uma extensão DDD no mesmo contrato. Ele tem um número de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Assim, tanto as pessoas de seu trabalho quanto sua família podem contatá-lo pagando o custo de uma ligação local;
• instalou um aparelho ATA pelo qual tem a comodidade de usar o telefone convencional para fazer e receber chamadas;
• passou a levar o ATA em viagens para o exterior. "A maior parte dos hotéis tem ponto de internet rápida nos quartos, onde eu conecto o ATA. Pelo telefone do hotel faço ligações como se estivesse em casa e pago as tarifas locais", diz.
Prós e contras
Royalty-Free/Corbisstock Photos |
A qualidade dos serviços de voz sobre IP tem melhorado muito, mas poucas pessoas têm a segurança de cancelar o contrato de um telefone comum para ficar só com a telefonia da internet. Eis os argumentos.
A FAVOR
• Economia na conta de telefone
• Mobilidade sem cobrança de roaming. Para falar de qualquer lugar do mundo, o usuário paga as mesmas tarifas, como se estivesse chamando de casa
• Possibilidade de trocar mensagens de texto e de ver o interlocutor pela webcam em tempo real (quando a conversa se dá por meio de dois computadores)
• Há opções de telefones VolP semelhantes aos convencionais e a celulares, que dispensam a intermediação de um computador – desde que conectados à rede de internet rápida
CONTRA
• A qualidade da transmissão da voz ainda não é estável e fica sujeita a ruídos e cortes
• Quando falta luz, o telefone não funciona
• Quando cai a conexão de banda larga, o telefone também não funciona
• A maioria dos sistemas VoIP não faz chamada para bombeiro, polícia e números 0800
Tabela de tarifas
O mercado de telefonia de voz sobre IP é disputado por quase cinqüenta empresas que têm maneiras distintas de cobrar pelo serviço. Algumas definiram uma tabela de preço por minuto e vendem créditos de uso pela internet, num sistema análogo ao do celular pré-pago. Outras oferecem pacotes de serviços que dão direito a uma linha telefônica e a uma quantidade fixa de chamadas. Há ainda operadoras que casam o serviço VoIP com o de internet rápida e de TV a cabo (contrato conhecido como triple play). Por causa da variedade de ofertas, é difícil afirmar qual serviço é mais vantajoso. "Cabe ao consumidor avaliar para onde costuma ligar e calcular quantos minutos deve utilizar por mês. Só assim escolherá a opção mais econômica", diz Huber Bernal Filho, diretor da consultoria Teleco. Ele pesquisou os preços médios praticados pelas companhias de acordo com três modelos de cobrança. Ei-los.