Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Eliane Cantanhêde Opinião dos formadores de opinião


Artigo -
Folha de S. Paulo
28/12/2006

De 1 a 10, Lula e sua equipe tiveram 5 na pesquisa da consultoria Macroplan do fim de ano com "formadores de opinião" (repórteres, editores, colunistas, comentaristas). A tendência é positiva, pois tiveram 4 em dezembro de 2005 e 4,8 em julho passado.
Pela primeira vez em quatro anos, a política econômica não liderou as áreas de melhor desempenho. Mesmo assim teve 83% de avaliações positivas, apesar das críticas que se lêem, ouvem e vêem na mídia. Desta vez, o combate à fome e à pobreza ganhou, com 85%. E a pior área foi o combate à violência. Ministros mais elogiados: Furlan, Guido Mantega, Patrus Ananias, Paulo Bernardo e Dilma Rousseff. Os "formadores de opinião", assim, não apenas gostam da política econômica como também dos ministros da área -até o da Fazenda, que Lula parecia prestes a mudar.
Já os mais criticados foram os que ninguém conhece: José Agenor (Saúde), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Paulo Oliveira Passos (Transportes). Mas ao lado de Thomaz Bastos, Marina Silva e Fernando Haddad. Ué! Os colunistas não vivem elogiando Marina e Haddad?! Quanto ao segundo mandato, a expectativa é de "mais do mesmo". Apesar do cenário internacional favorável, o Brasil não deverá ser, de novo, capaz de remover os entraves ao crescimento sustentado. Entre os governadores, Aécio Neves (MG), com 95%, ficou em primeiro lugar pela quarta vez. Mas o vice é novidade: Paulo Hartung (ES). Como os 80 entrevistados são de sete Estados, deduz-se que a imprensa aprova Aécio e Hartung por influência... da própria imprensa.
Lula e eles foram reeleitos com altas votações. Logo, ou os "formadores de opinião" fizeram a cabeça dos eleitores ou os eleitores é que andam formando a opinião dos formadores de opinião. Ou, então, nenhuma das duas: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Arquivo do blog